COLUNISTAS

A era dos milhões 11/07/2025

Com tantos milhões e bilhões voando pela República, quase esquecemos a inflação que ronda os nossos lares e os assuntos do cotidiano, tão importantes para o convívio social. Mas, a verdade é que estamos vivendo a era dos milhões. Até os assaltos, os golpes aplicados nos incautos são em milhões. Milhões para partidos políticos, bilhões para emendas parlamentares, e assim por diante.
Realmente estamos vivendo uma onda de milhões jogados fora, dinheiro que daria para matar a fome de milhares de brasileiros. Mas é o que temos para o momento, e nada podemos fazer para conter essa extravagância, estamos manietados, apenas vendo e ouvindo essas barbaridades que acontecem sem nenhum pudor por parte de uma certa camarilha.
E para arrecadar bilhões em impostos, a Praça dos três Poderes, tabuleiro de grandes acontecimentos, virou arena, visto que o governo, derrotado pelo Congresso sobre o IOF, apelou para o STF, por determinação de Lula. Não se sabe como essa encrenca vai acabar, mas temo que o Congresso dê meia volta e ceda ao apelo do já candidato a mais quatro anos.
É, o presidente quer continuar e se espelha da prática dos amigos da Venezuela e do Caribe. Não larga o osso nem que a vaca tussa. Mas é muito bom ser presidente, segunda li em jornais desta semana. Sua Excelência tem carro blindado para seu uso, seguranças, cartões de crédito cujos extratos são segredo de estado, diárias em hotéis no exterior, aviões da FAB à disposição, e muito mais.  
Assim, o casal presidencial leva vida de paxá, com impostos que você paga.
 
***
POR AQUI - Muito oportuno esse projeto elaborado pela secretaria municipal de Planejamento que contempla a pavimentação de trecho que liga a Presidente Vargas com a BR 285. Trata-se de acesso importante para quem chega ou sai da cidade, usando a via mais movimentada. Tomara que o DNIT não coloque obstáculos ou abuse da tradicional burocracia. Outra boa iniciativa chega com a valorização do perímetro urbano, principalmente por que ali estão inseridas as paralelas. Age bem o governo municipal, pequenas ações como revitalizar e cuidar dos espaços públicos, além de criar um ambiente mais agradável, podem fazer a diferença.
 
***
FINALMENTE - O sol, estrela central do sistema solar, chegou para dar uma equilibrada na temperatura. É inverno, claro, mas com a luz solar tudo fica melhor, volta a disposição e alegria. É com essa motivação que recebo um amigo vindo da distante Austrália, João Paulo, filho prodígio do casal Sandra/Paulo Moura, para uns dias de visita aos familiares e amigos. Seja bem-vindo amigo, certamente nos encontraremos em robustos churrascos nos próximos dias. Vamos prosear bastante e rever aquela história do “seu guarda”, que ficou pendente. No mais, o abraço da semana vai para o Grupo do Charque, que promete muita ação neste mês de julho. É gente que lê a Folha.

Outras colunas deste Autor