COLUNISTAS
11/07/2025
A TODO VAPOR
Secretária municipal do Planejamento de Lagoa Vermelha, Maiara Zaparolli, discorreu, essa semana, sobre as principais ações de sua pasta.
- Já foram mais de 500 documentos expedidos pela secretaria entre alvarás, certidões e habite-se, que revertem como entrega para a nossa comunidade. Já foram duas leis novas aprovadas esse ano: Lagoa Aprova Rápido e Plano de Iluminação Municipal. Temos mais de 30 projetos que foram entregues para a nossa comunidade. E esses projetos são desde novas instalações até reformas e revitalizações.
OBRAS EM ANDAMENTO
Zaparolli elenca.
Temos algumas das obras mais relevantes hoje. A Unidade Básica de Saúde São Sebastião (na antiga Cintea), Praça do bairro Nunes e pavimentação da Avenida Valmor Bonotto. Entre outros, têm os colégios que estão sendo revitalizados. Postos de saúde que, da mesma forma, estão sendo vistoriados e também revitalizados.
FINALMENTE
Sim, finalmente teve início a colocação de paver na Avenida Valmor Bonotto, na Área Industrial I. A lentidão na execução da obra, por parte da empresa responsável, já estava incomodando muita gente. A obra a passos de tartaruga, pouca gente no serviço. Pessoal trabalhava um dia, parava 4 ou 5 dias. A empresa sendo notificada. Era o roteiro que se verificava. Até que na semana passada teve início a pavimentação propriamente dita.
AVANÇANDO
Outra obra que está em pleno andamento em Lagoa Vermelha - e que também deu o que falar - é a construção da praça do bairro Nunes. Demorou para o início, licitações desertas, empresa que começou o serviço e que deixou muito a desejar, rompimento de contrato etc. Agora, está andando bem. Na semana passada, teve início plantio de grama. Com o plantio de grama e colocação de areia, o trabalho estará concluído em sua primeira parte.
- E já, de antemão, a segunda fase da praça do bairro Nunes foi licitada. Já temos uma empresa para realizar esse serviço. Essa segunda etapa vai começar com a parte de alambrado, até por uma questão estratégica, por causa da grama do campo, que é uma grama específica para jogos - anunciou Maiara Zaparolli.
NOVO PLANO DIRETOR
Município de Lagoa Vermelha trabalha na elaboração de um novo plano diretor.
- Estamos iniciando os estudos. E em breve a nossa comunidade poderá acessar no site da prefeitura um campo onde vai ter ouvidoria sobre o novo plano diretor. A nossa preocupação quanto a isso é que a comunidade consiga participar deste processo de forma efetiva. Vamos iniciar com essa escuta para que depois seja feito um diagnóstico. A gente pede a colaboração da comunidade no sentido de que participe. Que opine, sugira, dê ideias, pois o plano diretor é muito importante para um melhor crescimento do nosso município. O que se quer é que Lagoa Vermelha se desenvolva de forma adequada e planejada, acima de tudo. Até porque o nosso plano diretor de hoje é meio antigo - afirmou secretária Maiara Zaparolli.
A PROPÓSITO...
Secretária municipal do Planejamento, Maiara Zaparolli, vem sendo muito enaltecida pela sua atuação. Há questão de poucos dias, estivemos na City Empreendimentos. Empresário Fernando Tramontini teceu rasgados elogios à secretária do Planejamento. Atenciosa, empenhada, organizada e resolutiva, foi dito.
- Mudou da água para o vinho - ilustrou.
ATÉ A OPOSIÇÃO
Isso mesmo. Até a oposição está elogiando a secretaria municipal do Planejamento, Maiara Zaparolli. Eis o que disse o vereador Ariovaldo da Silva (PDT) na sessão de segunda-feira.
- Quero dar os parabéns ao prefeito Eloir Morona pela escolha da secretária do Planejamento, Maiara Zaparolli, e, ao mesmo tempo dar os parabéns ao Luiz Andrighi (diretor técnico). Na semana passada, estive visitando a secretaria do Planejamento e pude ver o empenho da secretária em resolver situações. E a secretaria do Planejamento não é uma secretaria fácil porque envolve leis. Levei uma reclamação e antes mesmo de chegar no estabelecimento comercial para dar um retorno, a secretária do Planejamento já estava lá tentando resolver o problema. Só me resta dar os parabéns à secretária Maiara pelo belo trabalho que vem desenvolvendo. Nem tudo, ela vai poder resolver porque esbarra na legislação. Esbarra em leis que, muitas vezes, prejudicam o nosso comércio. Peço a nossa população que tenha paciência com a secretaria do Planejamento porque lá pude constatar que eles estão se empenhando ao máximo para resolver os problemas que se apresentam. E que são muitos.
LÁ TINHA
Lembra de uma antiga frase sobre Lagoa Vermelha: “A cidade do lá tinha”. Uma referência aos órgãos ou instituições que acabaram fechando suas portas. Volta e meia, essa frase reverbera. Estamos diante de duas situações que se encaixam nesse contexto. Fechou a Estação Climatológica na semana passada. Governo federal encerrou as atividades da mesma em nosso município. Isso depois de 111 anos de existência. E está fechando suas portas a Receita Federal de Lagoa Vermelha. É questão de dias.
O que foi informado é que nos dois casos, foi procurada a prefeitura para que tentasse fazer alguma coisa para impedir ou então para encontrar alternativas. Não foi encontrado qualquer tipo de respaldo. Município teria dado a entender que não havia o que fazer. Uma pena.
CONFIDÊNCIA
Partiu do presidente eleito do Partido dos Trabalhadores de Lagoa Vermelha, Alaor Scariot. Não fosse Gentil Paz Bueno, partido teria terminado em Lagoa Vermelha. Estava desorganizado, desestruturado. Gentil Paz Bueno - sujeito extremamente simples, humilde - manteve o partido em pé. Mais do que isso: resgatou a força de outrora. Depois de mais de 25 anos, voltou a ter representação na Câmara de Vereadores. E teve um bom desempenho nas eleições municipais passadas, surpreendendo muita gente.
UMA DAS METAS
Do novo presidente do PT, Alaor Scariot, é agregar mais pessoas ao partido. Fortalecê-lo ainda mais. Aproximar-se mais dos partidos que se identificam com a sua linha de pensamento é outro objetivo. Foi o que manifestou em entrevista.
QUEIXAS
Algo que tem sido percebido nas redes sociais e que se tem ouvido em bate-papos informais. Reclamações com relação ao atendimento no ponto de embarque de ônibus de Lagoa Vermelha (antiga Estação Rodoviária).
INSANIDADE
Foi o que aconteceu, essa semana, no município de Estação. Um adolescente de 16 anos foi até uma escola. Na mochila que carregava, havia uma faca e um facão. Investiu contra as crianças. Matou um aluno de 9 anos de idade e feriu outros dois. Feriu também uma professora. Chocou o Rio Grande do Sul. Todos ficaram estarrecidos. Na quarta-feira, entrevistamos prefeito Jeverson Zimmermann.
- Estamos com o coração sangrando. Jamais imaginamos que isso pudesse acontecer em nossa cidade. Agressor daqui atingindo as nossas crianças daqui. Ainda estamos tentando entender o que teria motivado isso. Têm conversas de todos os tipos. Foram recolhidos celular e equipamentos eletrônicos dele. A própria família do agressor está chocada. Estamos todos de luto aqui - externou.