COLUNISTAS

18/07/2025

Lagoa Futsal perde
a invencibilidade
Em uma noite que marcou o fim de uma longa invencibilidade, o Lagoa EC foi superado pelo Guarany de Espumoso por 6 a 4, na última sexta-feira, dia 11, no Ginásio Adolfo Stella, em Lagoa Vermelha, pela disputa do Gauchão Sicredi de Futsal 2025. 
A derrota não só tirou os três pontos da equipe da casa, mas também encerrou uma sequência de 26 partidas sem perder na temporada. 
O Lagoa Futsal entrou em quadra embalado por bons resultados e o apoio de sua torcida, mas encontrou dificuldades diante de um adversário eficiente e bem postado. Mesmo marcando com Ronaldo, Pedrinho, Gabriel Rosa e contando ainda com um gol contra a favor, a equipe não conseguiu se livrar das investidas do Guarany.
  O time visitante teve destaque ofensivo com Felipe Leite e Parminha, autores de dois gols cada. Bruno Donha e Douglas Beiço também marcaram e consolidaram a vitória espumosense, que combinou forte marcação e contra-ataques rápidos para neutralizar o poderio ofensivo do Lagoa.
O ponto crucial do jogo foi quando o time visitante teve um jogador expulso, no momento em que o jogo estava 1 a 1. Mesmo com um a mais em quadra, o Lagoa Futsal partiu para o ataque com o uso do goleiro linha. Ao invés de marcar um gol, o time de Lagoa Vermelha sofreu dois gols, o que deu muita moral ao time de Espumoso.  
Com o resultado, o Guarany somou oito pontos na tabela e ganhou novo fôlego na competição. Já o Lagoa EC, mesmo permanecendo com 12 pontos. 
Ibira Futsal 
anuncia reforços
Em busca de evoluir, e seguir brigando pelas primeiras posições na tabela de classificação da Série B do Gauchão de Futsal, o Ibira Futsal foi em busca de reforços. Chegam para integrar o elenco, o ala Nery e o experiente fixo/ala Jeffinho.
  Nery, de 23 anos, é natural de São Paulo (SP) e atua como ala. Ele traz no currículo passagens por equipes como São Bernardo Futsal e Botucatu Futsal, além de ter defendido o Jagielonia, da Polônia. O jogador já fez sua estreia, em Campos Borges, na derrota para a ASAF. 
Já Jeffinho, de 33 anos, chega como um reforço de peso, trazendo experiência e liderança para o grupo. Natural de Fortaleza (CE), ele é campeão gaúcho e tem uma trajetória consolidada no futsal nacional, com passagens por clubes como Pague Menos, Ceará, São José, Jijoca Futsal, Acel Chopinzinho, Age, Traipu e Guarany de Espumoso. Um detalhe curioso e que promete fortalecer ainda mais o entrosamento em quadra: Jeffinho é irmão de Seninha, atleta que já integra o elenco do Ibira Futsal.A direção do clube destacou que as contratações foram planejadas para qualificar o grupo e garantir um elenco competitivo na briga pelo acesso à elite do futsal gaúcho. Com os novos nomes, o Ibira Futsal busca manter o projeto ambicioso de consolidar-se como uma força regional e conquistar o apoio cada vez maior da sua torcida.
 
Vai começar a Copa 
dos Pampas
A partir da próxima semana, a Liga Gaúcha de Futsal dá início à disputa da Copa dos Pampas de Futsal. A competição, no formato de mata-mata, tem sido um atrativo para as equipes do futsal gaúcho. 
Nas edições anteriores, o Lagoa Esporte Clube não conseguiu ir muito longe. Neste ano, além do time de Lagoa Vermelha, o Ibira Futsal representa a região. A primeira rodada está marcada para acontecer na quarta-feira, dia 23, com três jogos, todos às 20h. Em Espumoso, o Guarany recebe a AEU (Uruguaiana); na cidade de Agudo, a AAGF enfrenta o ATLEC (Três Passos); Já em Marau, a AMF jogará contra o Guarani (Frederico Westphalen).  
O Lagoa Fusal fará sua estreia somente no dia 30 de julho, em casa, contra o Horizontina Futsal, com o jogo da volta marcado para o dia 27 de agosto. Já o Ibira Futsal vai encarar o Sercca, de Casca, com jogos nos dias 13 de agosto - fora de casa, e no dia 20 de agosto, em Ibiraiaras.
 
Promessa de várias 
competições para o 
segundo semestre em 
Lagoa Vermelha
O Departamento de Esportes da secretaria municipal de Educação, Cultura e Desporto de Lagoa Vermelha anunciou as principais competições que integrarão o calendário esportivo do município no segundo semestre de 2025. Coordenadas por Rodrigo Ticz, as atividades contemplam diversas modalidades e faixas etárias, visando fortalecer o esporte local, estimular a participação da comunidade e garantir um calendário mais organizado.
  Entre os eventos confirmados, estão o Campeonato Regional de Voleibol, o Campeonato Municipal de Futebol de Campo e o Campeonato de Futsal Indústria e Comércio. Também estão em planejamento o lançamento de edital para as competições de base, um Intercolegial escolar e mais uma edição da Rústica Municipal.
  O Campeonato Regional de Voleibol terá início em agosto, com as datas já definidas: a fase classificatória feminina acontece no dia 3, a masculina no dia 10, e as finais, para ambas as categorias, serão disputadas no dia 17, no Ginásio Adolfo Stella.
  Já o Campeonato Municipal de Futebol de Campo tem previsão de início para a primeira semana de setembro, com os organizadores finalizando os detalhes da tabela. O Campeonato de Futsal Indústria e Comércio deve ocorrer na mesma época, com algumas datas próximas. 
  Outro destaque é o Intercolegial Escolar, previsto para novembro. A ideia é oferecer uma competição motivadora para os estudantes, já que, segundo Rodrigo Ticz, as tradicionais Olimpíadas Escolares não ocorrerão neste ano. “Não será uma substituição das Olimpíadas, mas um evento menor, para manter viva a tradição de mobilizar as escolas, envolver os alunos e criar aquele clima de torcida e participação coletiva que é tão importante”, afirmou. As modalidades em negociação são futsal e vôlei, masculino e feminino, em duas categorias.
Além dessas competições, está prevista para o final do ano uma Rústica Municipal, possivelmente em parceria com o Sesi. O departamento também planeja lançar em breve um edital para definir as competições de base e buscar parcerias para patrocínio e premiações.
Rodrigo Ticz enfatizou a importância de construir essas atividades em conjunto com a comunidade, escolas e parceiros locais, destacando o compromisso com a organização, o incentivo ao esporte e a valorização de quem participa: “Não queremos fazer nada de qualquer jeito. Queremos fazer bem feito. Com parcerias, mesmo que seja para viabilizar as premiações, já ajuda muito”, reforçou.

Outras colunas deste Autor