COLUNISTAS
25/07/2025
Segunda derrota
em sequência do
Lagoa Futsal
Na semana passada, o Lagoa Esporte Clube jogou na sexta-feira, 18, contra a AEF, na cidade de Entre-Ijuís. Depois de sofrer uma dura derrota para o Guarany de Espumoso, em Lagoa Vermelha, o Lagoa Futsal voltou a perder. Foi mais uma atuação abaixo do que o time do técnico Ricardo Hoffman vinha apresentando na competição, até aqui.
A questão não era a invencibilidade que a equipe tinha até sofrer o primeiro revés, mas sim a dificuldade em manter o mesmo nível de atuação dos jogos anteriores. Também é necessário levar em consideração o equilíbrio da competição e a evolução de alguns dos adversários enfrentados. As derrotas serão inevitáveis, porém é preciso reverter rapidamente para seguir entre os primeiros colocados na tabela de classificação.
Ainda há muito para acontecer na primeira fase, porém sempre é importante se manter na primeira parte da tabela, principalmente para garantir a vantagem de jogar a segunda partida dos mata-mata em seus domínios.
Ibira Futsal tem
sequência ruim na Série B
Depois de um início de temporada impactante, com uma campanha histórica na Taça Farroupilha, o Ibira Futsal teve bons resultados no início do Gauchão de Futsal da Série B. Foram duas vitórias, nas rodadas de estreia, sobre a Alaf, fora de casa e o São José, em Ibiraiaras. Depois da derrota em Parobé, para o União, o Ibira ainda se recuperdou diante da torcida, ao vencer o Fontoura Xavier.
Depois disso, o Ibira perdeu para a Asaf, em Campos Borges, no finalzinho do jogo, e embalou resultados ruins em dois jogos em sequência diante da torcida. O empate, em zero a zero com o Soberano teve um jogo equilibrado e aberto, apesar de ninguém ter marcado. Porém a derroa para a AGSL foi impactante. Mesmo jogando fora de casa e com apenas 6 pontos, até então, a equipe de São Luiz Gonzaga dominou o jogo e construiu uma imponente vitória por 5 a 1. Isso que o time estava com técnico novo, fazendo a sua estreia. Talvez isso possa ter motivado ainda mais a AGSL.
Para o Ibira Futsal, resta trabalhar para reencontrar o caminho dos bons resultados. Apesar da sequência, o time de Ibiraiaras segue brigando pelas primeiras posições na tabela de classificação, com 10 pontos e ao lado do São José Futsal e Fontoura Xavier.
Neste final de semana, já será disputado o último jogo da primeira fase da competição. O Ibira vai até a cidade de Tapejara, para enfrentar o Tapejara Futsal. O adversário está logo a frente do Ibira, ocupando a terceira colocação, com 11 pontos.
Considerado o grupo mais equilibrado da Série B, as estatísticas da competição demonstram a dificuldade do campeonato. Um grande desafio, não deixa de ser fugir da parte de baixo da tabela, e escapar do rebaixamento. Mesmo ainda tendo muita competição pela frente, e apesar de viver um momento de instabilidade, não é possível acreditar que o Ibira Futsal corra algum tipo de risco.
Com um grande investimento, o Ibira teve a chegada de alguns atletas a poucos dias, o que gera o desafio de encaixar suas características com o restante do grupo de atletas. A tendência, é uma significativa melhora para as próximas rodadas.
Tênis de Mesa de
Lagoa Vermelha se
destaca em Torneio
na cidade de Marau
No último sábado, em meio ao som seco das bolinhas contra as mesas e aos olhares atentos de pais e professores, Marau foi palco do 1º Aberto de Tênis de Mesa. O evento reuniu atletas de diversos lugares, com destaque para a delegação de Lagoa Vermelha que participou com 18 jovens. Diria que este é um número impressionante de representantes, que além de disputar, conquistaram grandes resultados para nossa cidade.
A volumosa delegação também demonstra um interessante crescimento no interesse pelo esporte, especialmente espelhado em algumas grandes conquistas recentes do brasileiro Hugo Calderano em diversos torneios nacionais.
Volmar Cirino, professor e entusiasta incansável da modalidade, liderou essa delegação que, entre um saque e uma devolução, colecionou além das medalhas e um troféu, mas histórias e aprendizados.
Entre as histórias de destaque, a atleta Isabel Rech conquistou um segundo lugar no sub-11, um terceiro no sub-13. O resultado é muito mais significativo ao constatar que a jovem atleta atuou contra atletas mais velhas, valorizando ainda mais a conquista.
Além dela, muitas outras conquistas foram valorizadas e comemoradas.
O professor Volmar Cirino enfatizou que os projetos desenvolvidos nas escolas Presidente Kennedy, João Anselmo Ferreira e José Ferreira Bueno seguem firmes na missão de formar mais do que atletas, mas oferecer todos os ensinamentos que o esporte pode proporcionara para a formação de cidadãos. Desta forma, será possível colaborar com o desempenho dos alunos também dentro de sala de aula.
Anderson Daroco pode
ser o árbitro da final do Municipal de Futebol
O Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Lagoa Vermelha pode ter uma atração a mais, além das disputas entre as equipes. A competição está sendo preparada pelo Departamento de Esportes da secretaria municipal de Educação, Cultura e Desporto para a segunda quinzena de setembro e deverá se estender até o início de dezembro. Até o momento, a previsão é de, pelo menos oito equipes na competição, como Auri-verde, Santos, Portuguesa, América e Vasco, entre outros.
Uma das principais novidades da edição deste ano é a possibilidade de a grande final ser comandada por Anderson Daronco, árbitro gaúcho integrante do quadro da FIFA e um dos nomes mais conhecidos da arbitragem no país.
A organização da competição já estabeleceu contato com o profissional, que demonstrou interesse em participar, embora sua presença dependa da agenda do Campeonato Brasileiro, cujas escalas são divulgadas com poucos dias de antecedência.
A flexibilidade do calendário foi uma estratégia adotada justamente para viabilizar a presença de Daronco na decisão, que deverá ser realizada no Estádio Adão Castellano. A medida é parte de um esforço mais amplo da coordenação de esportes do município para valorizar o futebol local e atrair a atenção da comunidade.