COLUNISTAS

1º/08/2025

Lagoa Futsal volta a 
vencer pelo Gauchão
Depois de duas rodadas difíceis no Gauchão de Futsal - Série A, o Lagoa Esporte Clube voltou a sorrir diante de sua torcida. Jogando no Ginásio Adolfo Stella, em Lagoa Vermelha, a equipe venceu o Lokomotiv, de Palmeira das Missões, por 5 a 1, de virada, em um confronto marcado por entrega.
O time lagoense começou em desvantagem, saindo atrás no placar e indo para o intervalo com o marcador adverso. No entanto, a postura mudou na segunda etapa. Com mais volume de jogo, intensidade e precisão ofensiva, o Lagoa virou com autoridade e construiu uma vitória sólida diante do seu torcedor.
Os gols da equipe foram marcados por Ronaldo, grande destaque da partida com três gols, Gabriel Rosa e Dener, que completaram o placar.
O jogo também foi especial por marcar a despedida do atleta Ribeirão, que se despede do clube para atuar fora do país. Ídolo da torcida, mesmo atuando há pouco tempo em Lagoa Vermelha, e jogador decisivo, Ribeirão foi peça fundamental na trajetória recente do Lagoa. O ala já havia sido campeão da Libertadores de Futsal defendendo o Peñarol, do Uruguai, quando emprestado para a disputa continental.
Com a vitória sobre o Lokomotiv, o Lagoa EC volta a somar três pontos importantes na classificação e respira mais tranquilo na competição estadual. 
 
Estreia na Copa dos 
Pampas com derrota
A estreia do Lagoa EC na Copa dos Pampas de Futsal, promovida pela Liga Gaúcha de Futsal (LGF), foi marcada por um jogo intenso, repleto de emoções e tensão. Jogando em casa, no Ginásio Adolfo Stella, o Lagoa acabou derrotado por 5 a 3 pelo Horizontina Futsal, no jogo de ida do confronto eliminatório.
Apesar da derrota, a equipe lagoense teve grande volume de jogo, criou boas oportunidades, mas parou em uma grande atuação do goleiro adversário. Os gols do Lagoa foram anotados por Ronaldo (duas vezes) e Pedrinho, que descontaram para os donos da casa.
A partida também foi marcada por momentos de tensão e rivalidade acirrada - o que já virou marca dos confrontos entre Lagoa e Horizontina nos últimos anos. Houve empurra-empurra, discussões acaloradas e até duas expulsões: Gabriel Rosa, do Lagoa, e Rômulo, do Horizontina, acabaram deixando a quadra antes do fim do jogo.
Com o resultado, o Lagoa EC agora precisa vencer o jogo da volta, marcado para o dia 20 de agosto, em Horizontina, para levar a decisão à prorrogação. Caso haja empate no tempo extra, a vaga será decidida nos pênaltis. Para o Horizontina avançar, o empate no tempo normal já será suficiente. 
Em um período de sequência de jogos, além de preparação, os atletas também precisam de um descanso e atenção na recuperação. 
Nas edições anteriores em que participou da Copa dos Pampas, o Lagoa Esporte Clube nunca conseguiu ir longe. Quem sabe o desafio de precisar vencer o Horizontina, fora de casa, não seja um combustível para a equipe de Lago Vermelha construir uma campanha inédita. 
 
Sub-20 do Lagoa vence 
o líder do grupo, 
fora de casa
A equipe sub-20 do Lagoa Futsal segue deixando sua marca no Campeonato Gaúcho da categoria. Na noite desta terça-feira, dia 29, os jovens talentos lagoenses enfrentaram a forte equipe da AMF, líder da chave, em pleno Ginásio Jatyr Francisco Foresti, em Marau, e conquistaram uma vitória imponente por 7 a 4.
Logo no começo do jogo, o Lagoa mostrou personalidade, intensidade e aplicação tática, abrindo vantagem de 4 a 1. Com tranquilidade e controle de jogo na segunda etapa, o time soube administrar o placar, aproveitando os espaços e chances criadas para ampliar a vantagem até fechar o confronto com três gols à frente.
Os destaques da partida ficaram por conta de Lucas, autor de quatro gols, e de Adriano, que balançou as redes duas vezes. João completou o placar para o Lagoa, que teve atuação coletiva sólida e madura diante de um adversário direto na briga pela ponta da tabela.
  Com esse resultado, o Lagoa assume a vice-liderança da chave, somando agora 17 pontos em oito jogos. O número de partidas ainda é inferior ao de boa parte dos concorrentes, o que deixa a equipe em excelente posição para brigar não apenas pela classificação, mas também pela liderança na reta final da primeira fase.
A próxima missão do sub-20 lagoense será neste domingo, fora de casa, contra o Arsenal, em Não-Me-Toque. A expectativa é de mais um grande duelo, com o Lagoa buscando manter o embalo e seguir entre os protagonistas do campeonato.
 
Ibira Futsal fecha 
o primeiro turno com 
empate fora de casa
Após uma sequência de resultados negativos no Gauchão de Futsal - Série B, o Ibira Futsal voltou a mostrar competitividade e força de reação. Enfrentando o Tapejara Futsal no Ginásio Albino Sossela, em Tapejara, o time de Ibiraiaras empatou em 2 a 2, em confronto que marcou o encerramento do primeiro turno da fase de grupos.
O Ibira começou bem a partida e abriu o placar com Keké. No entanto, os donos da casa reagiram e viraram o jogo. Já na reta final da partida, e com a pressão do goleiro linha, Lukinhas empatou a partida. 
O jogo ainda teve seus momentos de tensão e rivalidade. O Ibira Futsal acabou tendo dois atletas expulsos: Hitalo e Rodrigo. 
Com o resultado, o Ibira Futsal chegou aos 11 pontos e ocupa atualmente a quinta colocação do grupo.
Agora, a equipe terá uma folga no próximo final de semana, aproveitando a pausa na tabela para descansar e recarregar as energias. Atletas e membros da comissão técnica foram liberados por alguns dias para rever familiares e retomar os trabalhos com foco total no segundo turno.
A retomada dos treinamentos já tem o foco principal no primeiro confronto do returno, que será justamente contra o Tapejara Futsal, desta vez em casa. 
O duelo está marcado para a sexta-feira, dia 8 de julho, às 20h, no Ginásio Municipal Leomar Baréa de Ibiraiaras.

Outras colunas deste Autor