COLUNISTAS

1º/08/2025

SURPRESA GERAL!
Sim, pegou todo mundo de surpresa. De repente, o anúncio de que Josmar Veloso estava deixando a chefia da Emater de Lagoa Vermelha para assumir a gerência regional da Emater em Passo Fundo. E que Gustavo Bonotto estava deixando a gerência Regional da Emater para assumir a chefia da Emater de Lagoa Vermelha. 
Josmar informou, em entrevista, que essa mudança já vinha sendo trabalhada com certo tempo. O desejo de mudança partiu de Gustavo Bonotto por questões familiares. Quer ficar mais perto da família. Recentemente perdeu seu irmão Gregório.
 
VAI E VEM
Vai ser assim agora a rotina de Josmar Veloso. Diariamente vai estar se deslocando a Passo Fundo e retornando à Lagoa Vermelha. Foi o que informou. Fez questão de dizer, que continua exercendo normalmente o cargo de vereador. Admitiu ser uma experiência interessante a gerência regional da Emater. 
 
CHUPIM
Sabe aquela do pássaro que bota ovos no ninho de outras aves. O chupim é um exemplo comum desse comportamento. A fêmea do chupim deposita seus ovos no ninho de outras aves, que acabam chocando e criando os filhotes do chupim como se fossem seus. Ronaldo Santini denunciou situação semelhante em relação à compra de equipamentos para o serviço de hemodiálise de Lagoa Vermelha. Foi o que expressou em entrevista ao colunista.
- Que fique bem claro. O governo do Estado já tem e já se comprometeu com os recursos para equipamentos na unidade de hemodiálise. Fiquem atentos com qualquer outra ação, qualquer outra intenção que surgir aí de ajudar a saúde em Lagoa Vermelha. Que ajudem com coisas que não estão garantidas ainda, que busquem recursos para outras áreas.  Aqueles colegas que estão tentando nos ajudar em Lagoa Vermelha, que ajudem nas áreas que não estão garantidas ainda, porque essa da hemodiálise já está garantida. 
 
QUEM SERIA?
Santini não citou nomes. Ficou aquela curiosidade: “Pra quem seria o recado?”. Especula daqui e dali, descobrimos. Porém também não vamos revelar. Seriam pré-candidatos e até mesmo deputados prometendo recursos para a compra de equipamentos para a hemodiálise de Lagoa Vermelha. 
 
ESCOLA INFANTIL
Na segunda-feira, vereadora Paula Castilhos (PT) anunciou, em entrevista, que o governo federal, através do PAC da Educação, havia contemplado o município de Lagoa Vermelha com uma Escola de Educação Infantil.  
- Antes de ir à Brasília, a gente sentou com o prefeito Morona. Foram feitas algumas solicitações específicas. A gente sabia que iriam abrir editais do PAC. Então, pedimos, dentro da área da saúde, que colocasse a solicitação de recursos para a construção de um CAPS. Para a Educação, pedimos que recadastrasse a proposta da Escola de Educação Infantil para o bairro São José Operário. Prefeito cadastrou, e daí nós fomos à Brasília. Lá em Brasília, a gente conseguiu planejar com antecedência visitas técnicas nos ministérios. Agora, foi anunciada a Escola de Educação Infantil. Começamos a colher os frutos.  Infelizmente, não conseguimos o CAPS - relatou.
 
LISTINHA
Paula Castilhos sobre ações do governo federal no município.
- É o nosso dinheiro retornando. Fico feliz em ver o nosso dinheiro retornando para a Lagoa Vermelha. Eu fiz uma listinha básica. De um ano para cá, a Unidade de Saúde do bairro São Sebastião, 50 casas habitacionais, ambulância do SAMU, um combo para saúde, kit saúde, portaria do Ministério da Saúde de 356 mil, mais uma Escola de Educação Infantil. Olha quanto dinheiro retornando para nós. São os nossos impostos que retornam para o nosso município. Qual gestão teria recursos para fazer todos esses investimentos com recursos próprios? 
 
AINDA NÃO ESTÁ GARANTIDA
Prefeito Morona sobre anúncio de Escola de Educação Infantil para Lagoa Vermelha. 
- Eu vi que pessoas falaram que Lagoa Vermelha foi selecionada com escola (Educação Infantil). Isso é trabalho do pessoal das secretarias, trabalho do Executivo. Quando abrem esses programas, já temos os projetos e procuramos inscrevê-los. Independentemente de ser do Governo Federal ou do Governo Estadual. Cada secretaria, tem uma pastinha de projetos. O fato de você ser selecionado, não quer dizer, necessariamente, que o projeto virá, que será para a Lagoa Vermelha. Mas, a partir do momento em que você está selecionado, significa que as pessoas pelo menos olharam o teu projeto e disseram que está dentro do que prega o programa de governo. Deixam selecionado para fazer novas exigências. É assim em todos os programas, independentemente das esferas. Projeto da Escola de Educação Infantil foi apenas selecionado.  
 
EFEITO RODEIO
Prefeito Eloir Morona sobre os 500 mil para o CRAS
- Lembra quando falei que o rodeio, muito mais do que uma festa cultural, era um balcão político? E eu justificava o porquê de ter instalado o gabinete lá. Tivemos mais de uma dezena de secretários de Estado circulando pelo nosso Parque de Rodeios. E mesmo que informais, são oportunidades de você demonstrar o que você pretende fazer no seu governo que está iniciando. E dessa forma, conversamos com o secretário Beto Fantinel, que já assegurou, de momento, a questão do Centro-Dia, que agora está em fase de licitação. E também sobre esses R$ 500 mil que a gente pretende investir na construção de um anexo para o CRAS, para que se possa desenvolver as oficinas. 
 
ENGATILHADO
Prefeito Morona informa onde será construído esse anexo do CRAS. 
- Na verdade, o nosso terreno é aos fundos da Câmara de Vereadores. Projeto inicial seria ali. É uma área central, próxima da outra estrutura do CRAS. Então, a gente pretende manter as duas estruturas. Passar alguns serviços para essa estrutura nova. O terreno é grande e comporta essa construção. Secretária Maiara, do Planejamento, já tem quase tudo engatilhado. 
 
REVOGADA DOAÇÃO
Município de Lagoa Vermelha revogou doação de um terreno para o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sintracom). Trata-se de uma área de 4.498,72 m², localizada na rua Sargento Salvador Felício Bueno, bairro Alto Pedregal. 
- Quando o município faz a doação de algum terreno, existem algumas cláusulas que devem ser seguidas. Dentre elas, é que em dois anos tem que se iniciar a construção. Caso não ocorra, terreno volta para o município. Isso está previsto em lei. Sintracom não fez absolutamente nada.  A gente reviu também um terreno que era do Bombacha Preta, nas proximidades da UPF.  Voltou a ser do município - esclareceu prefeito. 
 
SAIU A RESOLUÇÃO
Saiu, no dia 21 de julho, a resolução do Conselho de Magistratura especializando uma Vara Criminal da Comarca de Lagoa Vermelha e as outras duas varas cíveis.
-  A data em que vai ocorrer a solenidade oficial ainda não está definida. Isso está a cargo da juíza Lilian Raquel Bozza, diretora do Fórum. Todavia, a especialização das varas é fato consumado. Vai ter um período de adaptação em que Fórum estará fechado, onde ocorrerá a redistribuição de processos - disse Aldemar  Braghirolli, presidente da OAB, subseção de Lagoa Vermelha. 

Outras colunas deste Autor