COLUNISTAS
Lula e Trump contra nós? - 1º/08/2025
Pois, meus amigos, o mês de agosto começa com o impacto negativo da tarifação de 50% de impostos sobre as nossas exportações para os Estados Unidos. Usando o pretexto de proteger o ex-presidente Bolsonaro que estaria sendo vítima de perseguição por parte do Supremo e, de maneira especial, pelo ministro Alexandre de Moraes. Aliás, o Xandão foi punido com a aplicação da Lei Magnitfki, recebendo uma verdadeira sentença de morte financeira por ter bloqueado contas e bens de empresas norte americanas. Deu um tiro no pé. Agora paga um alto preço. E o povo, os empresários, os trabalhadores que ficarão desempregados? E os Produtores rurais, os fruticultores, os cafeicultores, os criadores de gado, os produtores de grãos?
Quem os protegerá contra o confisco? Vão meter a mão no bolso do povo. Gerar desemprego no setor de calçados, de móveis, de celulose. Lula ou Trump saber quem é o maior culpado por meterem a mão em nosso bolso? Entendo que não adianta absolutamente nada saber quem é o maior culpado. O fato é que o tarifaço norte americano e seu xerifão nos pegou em cheio. Não quis nem conversar com o Lula ou senadores brasileiros sobre o tarifaço.
Resta ao Brasil e aos brasileiros que trabalham e produzem, buscar outros mercados ou aumentar o consumo interno. Mas, os primeiros efeitos negativos já batem à porta. Desemprego, economia paralisada, no PIB e baixa de preços. Estamos entrando numa ciranda de difícil prognóstico. Ninguém sabe aonde vamos parar. Resta ainda o direito de dizer: fora Xandão, fora Lula, fora Trump.
TROCA DE POSIÇÃO NA EMATER. O ex-prefeito Gustavo Bonotto, atual Coordenador Regional da EMATER, sediada em Passo Fundo, troca de posição com o vereador Osmar Veloso, presidente da Câmara de Vereadores.
A TROCA ACONTECE MUITO MAIS POR QUESTÕES de ordem pessoal e familiar. O ex-prefeito Gustavo vai se voltar mais para o lado afetivo e familiar podendo ficar ao lado de seus familiares que, recentemente, sofreram a perda de Gregório Bonotto.
PARA JOSMAR VELOSO uma oportunidade que surge para galgar posição mais elevada dentro da Emater Estadual. Tem competência e apoio político.
CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE PROFESSORES. Foi aprovado projeto de lei de origem executiva para contratação emergencial de professores para a rede municipal, afim de suprir vagas existentes em função de afastamentos e outras situações.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO teve sua vigência prorrogada até o fim do corrente ano consoante solicitação do Secretário de Educação e Cultura.
BOLAS COM DINHEIRO DEVOLVIDO. Aconteceu a solenidade de entrega de bolas para alunos da rede municipal, com recursos que foram devolvidos pelo Poder Legislativo no ano passado. Vereador Maninho acompanhou satisfeito a solenidade ao lado do prefeito Eloir.
CÂMARA DIVULGA RELATÓRIO. Foi publicado o relatório de atividades do Poder Legislativo referente ao primeiro semestre do corrente ano. Foram 50 autógrafos, 29 ofícios e 07 projetos e 629 proposições aprovadas.
TRANSPORTE DE UNIVERSITÁRIOS o vereador Viego dos Santos esteve presente na audiência com o prefeito Eloir Morona tratando de questões que envolvem o transporte dos universitários lagoenses.
ÓTIMA PINTURA E SINALIZAÇÃO foi o que aconteceu na RS 461, estrada do Capão Bonito. Excelente a sinalização, pintura e proteção em vários trechos da rodovia recentemente asfaltada.
ÀS MARGENS DO LAJEADO ainda estão à espera do asfalto. Os trabalhos de retirada de pedras e nivelamento preliminar estão concluídos. Falta mesmo é o asfalto para a obra ficar totalmente concluída e entregue aos usuários.
FICOU MUITO BOA. Podemos dizer que como estrada vicinal ficou excelente. Tomara que os caminhões respeitem a tonelagem de peso e não detonem o asfalto em pouco tempo.
EFEITOS DO TARIFAÇO POR AQUI? Queiramos ou não estamos todos com uma pulga atrás da orelha diante das ameaças que estão chegando a respeito das ameaças do tarifaço do Donald Trump sobre as exportações gaúchas e brasileiras.
NOSSOS PRODUTOS, OS MAIS ATINGIDOS? Se confirmada a cobrança do tarifaço de 50% sobre as nossas exportações o Rio Grande do Sul poderá ser um dos mais atingidos com efeitos danosos sobre a economia.
PARA ENTRAR EM VIGOR DIA PRIMEIRO DE AGOSTO o tarifaço ao que parece veio para ficar. Cabe ao Brasil, governo, governadores, empresários e povo encontrar alternativas. Novos mercados para vender e aumentar o consumo interno.
ZAMBELLI FOI BUSCAR LÃ E SAIU TOSQUIADA. Condenada por mandar hackers invadirem arquivos do Supremo fugiu para a Itália onde acabou presa. Pode ser deportada para o Brasil. Se deu mal.