COLUNISTAS

Todos pelo Brasil - 1º/08/2025

É possível que alguns de vocês que estão aí do outro lado leiam este texto, mesmo assim, a probabilidade da leitura até o fim é pequena. Os motivos são múltiplos, passando pela ausência do hábito de ler, falta de empatia, indisposição, essas coisas. Ah! E a pressa, claro, visto que vivemos na era da rapidez, da correria sem fim. Com isso deixamos comprometido o conhecimento, tão importante na era da informação.
Bem, aproveitando este espaço que me é concedido democraticamente, ouso dizer e manifestar minha preocupação com o Brasil, meu lar e minha Pátria. Como brasileiro, tenho motivos de sobra para assim agir. Vamos abrir os olhos e considerar que estamos vivendo perigosamente, sem segurança e sem futuro.
Podemos começar deixando de lado esse binário Lula/Bolsonaro, cujo fluxo de trânsito anda em sentido contrário, e partir para uma união nacional, ou, como diz a mais expressiva metáfora política, partir para uma terceira via. Como está não dá mais para aguentar. Um luta para não ser condenado e outro faz campanha pelo quarto mandado. É absurdo.
Sabemos que a união é um desafio, todavia, é possível alcançá-la se todos conjuminarem da mesma ideia. A história registra que a união de um povo é poderosa ferramenta para superar desafios e promover mudanças positivas. Não é utopia, o próprio andar do mundo mostra que quando há vontade tudo acontece.
Ao ler este sucinto desabafo, é possível que muitos fiquem surpresos ou não concordem com minha posição, afinal, somos livres para concordar ou discordar, mas, francamente, o Brasil não pode mais continuar nesse caminho de discórdia, que ameaça a democracia e os poderes constituídos da república. Precisamos urgentemente de novas cabeças, novas ideias, para enfrentar problemas internos e externos. 
 
***
CONTINUANDO - Faço minhas palavras da Andressa Xavier: “enquanto estivermos ligados a essa lógica binária, deixaremos de ver o Brasil que está além de Lula e Bolsonaro”. Tem que haver mudanças de rumo, e vejo que muitos pensam assim. Caso do jornalista Paulo S. Arisi ao escrever que Lula, Bolsonaro e Trump têm mentalidade ultrapassada, do século passado. O Brasil e os EUA precisam de novas lideranças políticas, menos belicistas e mais diplomáticas. São líderes não sintonizados com que pensam seus povos...
 
***
DO ESPAÇO VITAL - o Tribunal de Contas de Sergipe decidiu pagar até 2.200 milhões ‘atrasados’ por conselheiro, ou seja, aprovaram pagamento milionário para si mesmos. Que gracinha com o nosso dinheiro, diria a grande Hebe Camargo. Lembrando que os Tribunais de Contas não são órgãos do judiciário, mas do Legislativo. O trabalho deles é fiscalizar a aplicação dos recursos públicos por parte do governo. Que Coisa!! Por aqui a vida continua, com tarifaço ou sem tarifaço, e o que importa é a amizade. Aliás, ter amigo é importante, mas ser amigo é muito mais. E o abraço desta semana vai par dois deles, Adelque Bossardi e Alberto de Castro e Silva, leitores ávidos por novos conhecimentos. É gente que lê a Folha.

Outras colunas deste Autor