COLUNISTAS
Há 90 anos surgia a Rádio Farroupilha - 1º/08/2025
No inverno de 1935, duas estrelas da música brasileira chegaram a Porto Alegre de avião. Carmen Miranda e Mário Reis vieram do Rio de Janeiro para a inauguração da Rádio Farroupilha. Nos estúdios montados em um casarão da Rua Duque de Caxias, junto à escadaria do viaduto, uma festa marcou o início oficial das transmissões da PRH-2.
A emissora foi inaugurada na noite de 24 de julho de 1935. Em uma nota publicada no jornal A Federação, a Rádio Sociedade Farroupilha Ltda. comunicou a irradiação para "todos os céus da América". Ela já fazia transmissões desde o ano anterior.
Com 25 kW - a maior potência das rádios brasileiras - o som chegava a outros países e continentes. O diretor era Arnaldo Ballvé, que se tornou importante empresário da radiodifusão no Estado. Em Porto Alegre, outras duas emissoras estavam em operação: Rádio Sociedade Gaúcha e Rádio Difusora Porto-Alegrense.
DISCURSO DO GOVERNADOR
E MENSAGEM INICIAL
A Rádio Farroupilha pertencia à família do então governador do Estado, José Antônio Flores da Cunha, que discursou na noite de inauguração. A irradiação começou às 20h, com a leitura de mensagem pelo speaker Arildo Príncipe.
UMA NOITE HISTÓRICA
E MULTINACIONAL
O jornal A Federação publicou notícia descrevendo a cerimônia. Depois do discurso do governador, uma orquestra executou o Hino Nacional. Declarando oficialmente inaugurada a “voz possante do Brasil”, em seguida falou Aparício Castelo Branco, diretor regional dos Correios e Telégrafos. Os cônsules de Portugal, Argentina, Espanha, Itália e Uruguai transmitiram saudações aos seus compatriotas.
SHOWS, CHAMPAGNE E
MULTIDÃO DO LADO DE FORA
A festa continuou com um programa artístico. Carmen Miranda e Mário Reis cantaram as “músicas populares mais em voga entre os cariocas”. Os diretores da Farroupilha ofereceram aos convidados champagne e finos doces. No lado de fora, no entorno do casarão, o povo ouvia a programação pelos alto-falantes.
A PRINCIPAL RÁDIO DA CAPITAL
A Rádio Farroupilha passou a ser a principal rádio de Porto Alegre, oferecendo ao público variada programação e muitas atrações artísticas. Em outubro de 1935, trouxe os cantores Mário Reis, Francisco Alves e Lamartine Babo. O público lotou sessões no cinema Imperial para assistir à novidade apresentada como “rádio-teatro”, composto de espetáculos de humor e música.
COMPRA PELO GRUPO DE
ASSIS CHATEAUBRIAND
Em 1943, a emissora foi comprada pelo empresário Assis Chateaubriand. Nas ondas da Farroupilha, o público ouviu novelas, músicas e o icônico Repórter Esso. Fonte: RBS.
** Festejos Farroupilhas 2025 - inscrições abertas!
VIVA A CULTURA GAÚCHA
EM TODO O ESTADO
Quer integrar a programação oficial da maior celebração da cultura gaúcha? A Secretaria da Cultura (Sedac) está recebendo inscrições para as atividades dos Festejos Farroupilhas 2025!
As propostas podem ser enviadas até 31 de agosto, por meio de formulário disponível no site da Sedac. Podem participar municípios, entidades tradicionalistas, escolas e organizações da sociedade civil.
PROGRAMAÇÃO E TEMA OFICIAL DE 2025
A programação oficial ocorrerá de 14 a 20 de setembro, com ações em todo o Rio Grande do Sul.
O tema deste ano é: “Ondas curtas para uma história longa - o centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”.
Participe e inclua sua atividade nos Festejos 2025! Os eventos serão divulgados em um site especial que está sendo criado pela Procergs.
Acesse: cultura.rs.gov.br