COLUNISTAS
Não vamos correr do bicho 08/08/2025
Sem ver de perto a cor do pelo. É, meus amigos, a coisa está deste jeito. Estão nos assustando igual crianças com o bicho papão em noites de inverno.
A famigerada ação do Trump e seu tarifaço sobre os produtos exportados aos Estados Unidos está fazendo efeito devastador sem muito motivo. Sei que alguns setores que só exportam para lá, como fábricas de determinados calçados, vão sofrer mesmo, pelo menos até as coisas se acomodarem.
O mesmo acontece com produtores de frutas, especialmente manga e mamão. Os homens do café já receberam autorização para exportar para a China. É claro que é um país comunista. E daí? Dinheiro não tem cor. Desde que comprem e nos paguem. Tudo bem.
Exportamos 12 produtos do que produzimos para os Estados Unidos e apenas 4% tem implicação direta. Então não dá para achar que o mundo vai acabar porque os Estados Unidos não vão mais comprar nossos produtos.
O Lula está dando uma de bacana tentando peitar o gigante. Pode se dar muito mal, mas vai que pegue? Que outros países se unam ao Brasil?
Que tal se outras nações comprarem o que produzimos? Será que os Estados Unidos estão com essa bola toda para mandarem a banca contra o mundo inteiro?
O Trump usou o mote Bolsonaro injustiçado para nos taxar, mas, isso vai passar e a fome do mundo pelo que produzimos só aumenta. Então, meus amigos, não vamos correr do bicho.
DESTAQUE MERECIDO NA SEMANA FARROUPILHA. A homenagem ao Alvicio Telles foi muito merecida e muito bem recebida no meio tradicionalista e em toda a comunidade Lagoense.
FEZ E FAZ POR MERECER. Com exemplar dedicação no servir e ajudar sua terra, Alvicio, que foi Patrão do CTG Alexandre Pato, vereador, presidente da Câmara, deixou rastros positivos por onde passou.
RECEBER HOMENAGEM EM VIDA é deveras gratificante. Esperar que alguém morra para homenageá-lo é uma prática já ultrapassada. Parabéns a quem indicou e a quem recebe a homenagem.
ESTRADA DO CAPÃO, FALTA POUCO. O trecho próximo ao Lajeado já foi preparado, plainado e britado à espera do asfalto. Está dando passagem, mas falta o asfalto.
99% ESTÁ PRONTA A OBRA. Emperrou naquele trechinho, mas não tira o mérito, nem o brilho da obra como um todo. Espera-se que este complemento venha logo, para alegria geral.
PREFEITA ESTÁ ATENTA E PRESSIONANDO pela conclusão o que deve ocorrer nos próximos dias, segundo as promessas feitas e repetidas pela empresa empreiteira.
VELOSO ACUMULA ENCARGOS. De Presidente do Legislativo de Lagoa Vermelha na Coordenador Regional da EMATER com sede em Passo Fundo. Vai e vem, para atender lá e cá.
NOSSO DEPUTADO PREOCUPADO. Considero muito justa a preocupação eleitoral do deputado Santini, atualmente na secretaria de Turismo, com a revoada dos chupins e caranchos.
CANDIDATOS DE LONGE QUE VEM BELISCAM VOTOS dos lagoenses e que podem fazer falta na hora da reeleição do nosso deputado. Uma reflexão importante. O nosso é o nosso. Os outros são os outros dos outros.
E QUEREM MÉRITOS DE CONQUISTAS como é o caso das verbas para o hemocentro em que Santini foi o principal interlocutor. Se outros querem ajudar, tragam recursos em outras áreas.
MUITO GRITO E POUCA LÃ. É o que está ocorrendo com muitos anúncios e mais anúncios sobre as tais emendas parlamentares. É fácil anunciar que o meu deputado destinou. Precisa chegar a Grana.
QUANDO O DINHEIRO ESTIVER NO CAIXA do município aí sim, podemos anunciar e comemorar. Antes é apenas uma promessa e uma boa intenção. E o caminho do Inferno está cheio de pessoas bem-intencionadas.
SERIA O MESMO QUE CONTAR COM O OVO ainda dentro da galinha. Pode quebrar ao sair da Pecinha e aí não dá gemada. Experiências antigas que continuam válidas ainda hoje.
PREPARATIVOS E PROGRAMAÇÃO DA FEIRA DO LIVRO. Estão sendo intensos os preparativos para a realização da Feira Regional do Livro de Lagoa Vermelha. Boas novidades na área cultural estão sendo aguardadas.
ESCRITORES LOCAIS ORGANIZAM COLETÂNEA. Está em fase de correção uma série de textos, crônicas e poesias inéditas que farão parte da Primeira Coletânea de Escritores e Poetas Lagoenses.
PREFÁCIO E APRESENTAÇÃO DO PREFEITO MORONA E SECRETÁRIO SANTINI aumentam a responsabilidade pela obra e a expectativa das mensagens ali contidas ligadas a nossas tradições e a cultura lagoense. A obra está sendo coordenada pela APELV (Associação de Poetas e Escritores Lagoenses).
PRODUTORES VÃO A EXPOINTER. Municípios da Região começam a organizar caravanas de produtores rurais para a Expointer que ocorre em Esteio nos primeiros dias de setembro. Os ônibus estão sendo colocados à disposição para o transporte dos produtores rurais.
DIA DOS PAIS NESTE DOMINGO, uma data cada vez menos comemorada, mas que, na minha opinião, devemos dedicar pelo menos alguns momentos de reflexão, de afeto e, para quem ainda tiver seu pai, dê um abraço afetuoso nele. Vai ser um grande presente. Feliz Dia dos Pais.