COLUNISTAS

08/08/2025

RECEPÇÃO
Governador do Estado, Eduardo Leite, recebeu, no Palácio Piratini, os campeões nacionais de Chula e Gaita de Lagoa Vermelha. Conquistas no Festival Nacional de Tradições Gaúchas, em Goiás, e no JUVENART, em Santa Maria (RS). Secretário de Turismo do Estado, Ronaldo Santini, foi quem entabulou essa recepção.
- Acho que cada dia mais a nossa cidade se consolida e justifica o título de Capital Nacional da Dança da Chula com esse corpo que tem surgido de grandes chuleadores. Estão fazendo história no Rio Grande, no Brasil e logo, logo no mundo. São realmente muitas esperanças na busca de uma consolidação - disse Santini.
 
ARENA DA CHULA
Santini deu uma boa notícia.
-  Trocando uma ideia, há poucos dias, com Rogério Furlan (Arte Nativa), com patrão do CTG Alexandre Pato, Evandro Ferreira, vice-prefeito Alessandro Muliterno e Luis Filipe Zonta, falamos sobre a importância de consolidarmos aquele sonho de Lagoa Vermelha que é de ter uma Arena da Chula. Acho que a cidade, mais do que nunca, agora merece esse palco de espetáculos, para que a gente possa desfrutar da apresentação dos nossos chuleadores e promover grandes competições. Já me comprometi com o Arte Nativa e com o Alexandre Pato, de que vamos dispor de recursos para ajudar na construção desse importante local para a cidade de Lagoa Vermelha. Isso vai nos ajudar a distribuir ainda mais essa centelha que inspira os chuleadores do Brasil todo. 
 
 SUL TCHÊ ESPERA
Santini aproveitou para falar do lançamento de um importante programa voltado ao turismo do Estado. 
- É o programa o Sul Tchê Espera. Nessa oportunidade, o governador homenageou os nossos vencedores que a nosso convite vieram participar desse lançamento, colocando Lagoa Vermelha, mais uma vez, em destaque nos destinos turísticos do Estado. Esse programa vai oportunizar que a gente vivencie com muito mais intensidade o inverno gaúcho que só termina em 23 de setembro. Portanto, abarca também os festejos farroupilhas, o nosso tão celebrado e destacado 20 de setembro, mas que turisticamente não era comercializado como produto de turismo, apenas como um momento em que nos reunimos para celebrar a nossa data. Não estava disponibilizado, por exemplo, nos pacotes das grandes agências de turismo para comercializar a oportunidade do turista paulista, nordestino, mineiro que chega ao nosso Estado para fazer uma imersão na cultura gaúcha, visitar um acampamento farroupilha e comer uma comida campeira. 
 
VIRADA DE PÁGINA
Santini fala numa virada de página para os CTGs. 
- Nós teremos um programa piloto, onde 32 entidades das 30 regiões turísticas do nosso Estado passarão a ser qualificadas como destino de turismo para que o turista que vem ao Rio Grande do Sul possa ali assistir um espetáculo de dança, uma apresentação artística, aprender a dançar junto conosco, saborear uma gastronomia peculiar da região turística elaborada pelo CTG e saia dali, deixando para o CTG renda para que ele possa se manter como um equipamento de turismo e não tão somente como um equipamento cultural para os seus associados. 
 
VENDER ESPETÁCULO
Santini vai mais além.
- Esse programa (Sul Tchê Espera) poderá, inclusive, contemplar a nossa região. Nós temos um turismo de passagem em Lagoa Vermelha e muitos que já visitam a nossa cidade podem ser recebidos no CTG. Assistir uma apresentação de chula, pagar como a gente paga quando vai na Argentina. Quem chega na Argentina, a primeira coisa que faz é comprar um espetáculo de tango; quando vai para Portugal, corre assistir um espetáculo de fado. E nós não vendemos o espetáculo gaúcho. Não se encontra no Rio Grande do Sul uma casa de espetáculos para assistir uma apresentação gaúcha. E nós vamos lançar esse programa agora para 32 entidades se habilitarem e, por óbvio, que Lagoa Vermelha tem totais condições de ser um desses destinos se cumprir os pré-requisitos que serão aplicados. E, no caso, o CTG Alexandre Pato, o Grupo de Arte Nativa Lagoa Vermelha e Bombacha Preta podem até ser contemplados com recursos.
 
INOVAÇÃO
A edição deste ano da Feira do Livro e Cultura na Praça ganha uma amplitude maior. Terá caráter regional. Os municípios de Caseiros, Muliterno e Capão Bonito do Sul se somam ao de Lagoa Vermelha. É uma inovação que foi implementada.  O evento será de 15 a 18 de outubro.
 
SUSPENSE
Secretário municipal da Educação, Cultura e Desporto, Carlos Henrique Bombassaro Júnior, e Brunca Zancan, coordenadora pedagógica, não revelaram o patrono. “É para dar mais um suspense. Não tem graça contar tudo agora”, brincou Bruna. A programação está, praticamente, pronta.
 
PRESENÇA DE BADIN
Na noite do dia 15 de outubro, abertura da Feira do Livro e Cultura na Praça Regional, haverá um show de humor. Presença em Lagoa Vermelha do humorista Badin, um dos artistas mais requisitados no momento. Show gratuito na Praça Frei Matheus Dolzan. 
 
OUTRAS ATRAÇÕES
A Feira do Livro e Cultura na Praça Regional terá as presenças dos escritores Daniel Galera, Januária Alves e Júlio Emílio Brás. 
Daniel Galera é um escritor muito conhecido. Ele já ganhou o prêmio Machado de Assis num romance que escreveu, que foi A Cordilheira. Ele já traduziu 13 obras.
Januária Alves é jornalista. Tem muitas obras escritas também, tanto para a educação infantil como para séries iniciais e ensino médio. Ela foca bastante na parte do folclore brasileiro.
- Júlio Emílio Brás é um escritor negro. Ele vem do Rio de Janeiro. Tem mais de 160 obras, desde crianças até adultos. Inclusive, escreveu uma novela paraguaia. Era quem escrevia os textos dos Trapalhões. 
 
AGORA VAI?
Construção do Centro-Dia (Creche dos Idosos) se encaminha. Teve uma empresa que se habilitou. Numa primeira licitação, empresas não cumpriram todos requisitos. Houve o lançamento de nova licitação.   
 
SERÁ?
Durante a semana, foi encaminhada informação à coluna sobre remanejos de funcionários públicos municipais de Lagoa Vermelha. Enfermeira Viviane do Amaral foi deslocada da Unidade Básica de Saúde do bairro Gaúcha para o Presídio. Enfermeira Iliane Recke Ramos foi transferida do bairro Rodrigues para o bairro Oliveira. Teve mais gente removida. Foi dito que é retaliação. Teria conotação política. 
 
ELOGIO AO ATENDIMENTO
Registro de caráter eminentemente pessoal. Muitas vezes, a gente divulga críticas e cobranças com relação ao atendimento do Plantão de Urgência e Emergência do Hospital São Paulo. População se utiliza da imprensa. Por questão de justiça, é preciso e é nosso dever divulgarmos também as coisas boas. 
Domingo passado, meu neto, de 3 anos de idade, sofreu um acidente em casa. Causou pânico num primeiro momento. Imediatamente foi encaminhado ao Plantão de Urgência e Emergência do Hospital São Paulo. E aí vem o lado bom desse episódio: excelente o atendimento. Começou com o porteiro Antônio Márcio; recepção, Fabiano; técnica de enfermagem, Bruna; enfermeira, Gisele e o médico Khalil. Atendimento imediato, humanizado, atencioso e eficiente. Em nome da família, queremos louvar, enaltecer e agradecer o pronto atendimento. 

Outras colunas deste Autor