COLUNISTAS
08/08/2025
Crimes ambientais em Capão Bonito do Sul
A PATRAM de Lagoa Vermelha, em atendimento a alerta da plataforma MapBiomas, constatou crimes contra a flora, com a supressão de vegetação nativa, no município de Capão Bonito do Sul.
Em um dos locais foi constatada a destruição da vegetação nativa em uma área total de 2,22 hectares. O serviço foi realizado sem licença do órgão ambiental, em desacordo com a legislação vigente.
Ainda em Capão Bonito do Sul, durante o patrulhamento, constatou-se outra situação de crime contra a flora, dentro e fora de área de preservação permanente. Neste fato, houve a supressão de vegetação nativa em uma área total de 1,54 hectares, destas 0,45 hectares em área de preservação permanente, a menos de 50 metros de duas nascentes, nas cabeceiras de um banhado.
Em ambos os casos, os serviços foram realizados sem licença do órgão ambiental, em desacordo com a legislação vigente. Foram confeccionados boletins de ocorrência policial aos responsáveis.
Denunciado homem por maus-tratos a cadela
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou homem de 63 anos pela prática de maus-tratos com extrema crueldade, contra uma cadela, em crime ocorrido no dia 19 de julho, no município de Caseiros.
Conforme a denúncia apresentada pela promotora de Justiça em Lagoa Vermelha, Nathália Frare Barbosa, o homem mutilou os dois membros anteriores e feriu gravemente o membro posterior direito da cadela, utilizando uma faca. O animal, de pelagem preta e sem raça definida, foi mantido preso por uma corda curta, em condições de desnutrição, inclusive durante e após os cortes nas patas, em sofrimento desnecessário.
O denunciado foi preso em flagrante e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça com parecer favorável do MPRS. Ele está atualmente recolhido no presídio estadual de Lagoa Vermelha.
A cadela foi resgatada por protetores de animais e levada a uma clínica veterinária em Ibiraiaras. As duas patas dianteiras não puderam ser reimplantadas. A pata traseira direita, em razão da gravidade dos ferimentos, também exigiu amputação.
O caso gerou forte comoção na comunidade local e reforça a importância da atuação firme do MPRS na defesa dos direitos dos animais. “A crueldade praticada contra o animal choca, viola a expectativa social mínima de civilidade e exige reprimenda especial. O Ministério Público está comprometido em garantir que crimes como esse não fiquem impunes e que os direitos dos animais sejam respeitados”, destacou a promotora.
Brigada Militar divulga resultados operacionais
O 10º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo em 20 municípios da região nordeste do Rio Grande do Sul, divulgou os resultados obtidos durante o mês de julho de 2025.
No período foram atendidas 752 ocorrências resultando na prisão de 139 indivíduos, incluindo 12 foragidos da justiça. A atuação preventiva e repressiva das guarnições também resultou em 2.399 pessoas abordadas e 2.178 veículos fiscalizados durante as 95 barreiras policiais realizadas ao longo do mês.
Como fruto dessas ações, 29 armas, entre armas brancas e armas de fogo, foram retiradas de circulação e aproximadamente 2,4 quilos de drogas foram apreendidos, o que representa um impacto direto na repressão ao tráfico e na prevenção de crimes violentos.
Bombeiros Voluntários participam de curso internacional de resgate no Chile
Bombeiros voluntários de diversas cidades da região participaram, no Chile, de curso de formação em RIT (Rapid Intervention Team), voltado ao aperfeiçoamento em técnicas de resgate e intervenção rápida. A capacitação aconteceu na cidade de Ñuñoa e foi promovida pelo Corpo de Bombeiros da 10ª Companhia local, referência em emergências urbanas.
A comitiva fez parte da Voluntersul e foi liderada pelo presidente da instituição, Anderson Jociel, e pelo organizador do curso, Radaelle Rodrigues.
Entre os participantes, estiveram bombeiros de São José do Ouro, Cacique Doble, Tapejara, Teutônia, Eldorado do Sul, Carlos Barbosa, Bom Retiro do Sul, São Sebastião do Caí e Rolante. Também acompanham o grupo um bombeiro do Espírito Santo e dois do Paraguai, fortalecendo o caráter internacional da iniciativa.
Durante seis dias, os participantes estiveram imersos em treinamentos práticos e intensivos, além da troca de experiências com profissionais chilenos.
"A ação reforça o compromisso da Voluntersul com a qualificação constante de seus integrantes e a integração entre corporações de diferentes países, promovendo o aperfeiçoamento técnico e valorizando o trabalho voluntário na proteção de vidas e do patrimônio", destacou a entidade.
Polícia Civil prende traficante e apreende grande quantidade de drogas
A Polícia Civil de Lagoa Vermelha prendeu em flagrante um homem de 58 anos no Bairro Pajé.
A ação ocorreu durante o cumprimento de mandado de busca ocasião em que foram apreendidos quatro tabletes de maconha totalizando mais de um quilo, além de duas balanças de precisão e dinheiro.
No mesmo ato também foi cumprido mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário em decorrência da investigação conduzida pela Polícia Civil.
O indivíduo, que já possui antecedentes por furto, posse irregular de arma de fogo, tráfico de drogas e associação para o tráfico, foi encaminhado à Delegacia de Polícia para a lavratura do auto de prisão em flagrante e, posteriormente, apresentado no presídio estadual de Lagoa Vermelha.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da comunidade com informações que auxiliem no combate à criminalidade e disponibiliza o telefone/WhatsApp (54) 9 8414-2700 para denúncias, assegurando o sigilo da identidade do denunciante.
BM realiza formatura de turma no Curso Básico em Atendimento Pré-Hospitalar em Combate
Na última semana ocorreu a formatura da 2ª edição de 2025 do Curso Básico em Atendimento Pré-Hospitalar em Combate (APH-C), na sede da 2ª Cia do 10° BPM, em Lagoa Vermelha.
Realizado sob execução do 4ºBPChoque, com supervisão do BOPE, teve carga horária de 30h de aulas teóricas e práticas, com simulação em ambiente de combate.
Com êxito, 30 agentes concluíram o treinamento, incluindo PMs, bombeiros, PRFs e um oficial de justiça. O Cel PM Becker destacou a importância da qualificação contínua na segurança pública.
Recaptura de foragido em Lagoa Vermelha
Na manhã da segunda-feira (04/08), a Brigada Militar efetuou a recaptura de um foragido da justiça no bairro Manoel Vieira da Fonseca, em Lagoa Vermelha.
Durante patrulhamento da Operação Cerco Fechado os policiais reconheceram um homem que possuía mandado de recaptura em aberto. Ele foi localizado no interior de um veículo GM/Corsa, estacionado em frente à sua residência. Após abordagem e busca pessoal e veicular, nada de ilícito foi encontrado, porém a situação de foragido foi confirmada judicialmente.
Diante disso foi dada voz de prisão, detido e apresentado junto a DPPA. O preso possui extensa ficha criminal, com antecedentes por homicídio, tráfico de drogas, lesão corporal, roubo, ameaça e extorsão. Após o registro ele foi recolhido ao Presídio Municipal de Lagoa Vermelha.
Polícia Civil alerta sobre golpe do cartão retido no caixa eletrônico
A Polícia Civil de Lagoa Vermelha alerta para o retorno de uma modalidade de golpe praticada em caixas eletrônicos. Criminosos instalam dispositivos que retêm os cartões das vítimas no terminal.
Em seguida, um comparsa se apresenta como suposto ajudante e orienta a vítima a ligar para um número 0800 - muitas vezes afixado no próprio equipamento. Ao realizar a ligação, a vítima é induzida a repassar seus dados pessoais e senhas bancárias.
Enquanto a vítima permanece aguardando atendimento ou se afasta do local, os criminosos desbloqueiam o cartão e realizam saques, compras, empréstimos e transferências indevidas.
A Polícia Civil alerta: nunca forneça seus dados bancários ou senhas por telefone, mesmo que solicitado por supostos atendentes.
Em caso de dúvida, entre em contato com sua instituição financeira por canais oficiais e procure a delegacia de polícia.
Queda de árvore cai sobre a BR 285 e interrompe trânsito
Na noite de terça-feira, dia 5, por volta das 21h25min, o Corpo de Bombeiros de Lagoa Vermelha foi acionado para atender uma ocorrência na BR 285, próximo ao silo do Bocchi, em Barretos. No local, houve a queda de uma árvore sobre a pista de rolamento.
Os Bombeiros removeram a árvore de grande porte. Tratava-se de um eucalipto, que havia rachado e caído sobre a pista. Diante disso foi iniciada a remoção, posteriormente efetuada a lavagem de pista e a liberação.
O trânsito ficou interrompido até os Bombeiros encerrarem o trabalho de remoção. A Polícia Rodoviária Federal acompanhou a ação e monitorou o trânsito.