COLUNISTAS
Santa ressaca após a Feira do Livro 24/10/2025
Quem nunca curtiu uma boa ressaca na vida? Acredito que muito pouca gente não tenha vivido isso. Hoje, algumas horas após o encerramento da Feira Regional do Livro de Lagoa Vermelha, estou meio “grogue” do porre gostoso de cultura, leitura, tradição, shows musicais e alegrias para crianças de todas as idades. Sim, crianças grandes e pequenas - incluindo aquela que ainda vive dentro de cada um de nós.
Um adulto, um “cabeça branca” como eu, um sonhador que não se entrega apesar da idade que chega; que vibra com o sucesso de sua gente e de sua terra. Capaz de elogiar com sinceridade uma ação, uma poesia, um canto, um conto, uma música, uma trova saída de um poeta ou escritor - desses tantos que moram por aqui ou que já foram embora.
Saíram de Lagoa Vermelha, mas Lagoa Vermelha não saiu - e jamais sairá - deles. Confesso que foi gratificante demais receber de 28 poetas e escritores suas manifestações carinhosas à terra que os viu nascer e crescer. Esses escritos foram reunidos em Letras da Nossa Terra, a primeira edição da nossa coletânea, cujo lançamento solene ocorreu durante a Feira do Livro, com o apoio do prefeito Eloir Morona, do secretário de Turismo, Ronaldo Santini, do presidente da Academia de Letras do Brasil - seção RS, Milton José Pantaleão Júnior, e do secretário de Educação, Carlos Bombassaro Júnior e toda a sua equipe.
Nos sentimos parte importante do sucesso da Feira do Livro. Se não pudemos fazer melhor, foi o melhor que pudemos fazer. Obrigado a todos os poetas e escritores que escreveram e aos que visitaram o nosso concorrido estande - verdadeiro ponto de referência cultural do evento. A todos, nossos parabéns e muito obrigado pelo esforço e colaboração. Estou feliz pelo reconhecimento público conquistado por vocês e pela valorização dos nossos escritores nesta Feira do Livro. Espaço, ninguém dá a ninguém - vocês conquistaram com união, junto à APELV.
Parabéns e muito obrigado a todos!
BOA RESSACA CULTURAL é o que estamos vivendo após o encerramento festivo, em alto nível, da Feira Regional do Livro, de 15 a 18 de outubro, na praça Frei Mateus. Milhares de pessoas participaram e aplaudiram os variados shows.
CULTURA, TRADIÇÃO E MÚSICA em diferentes momentos, essas três forças fizeram a festa ao longo dos dias de feira. Shows e atrações para todos os gostos e idades.
A FUTURA PRAÇA COBERTA FERVILHOU. Crianças de todas as idades compareceram, participaram e aplaudiram as diversas atrações da Feira Regional do Livro.
OS MUNICÍPIOS ABRANGIDOS. Lagoa Vermelha, Caseiros, Capão Bonito do Sul e Muliterno marcaram presença e apresentaram belas atrações musicais e culturais, valorizando as tradições locais. Excelente participação de todos - e que sirva de exemplo!
O EXEMPLO E OUTROS FILHOS E NETOS DE LAGOA VERMELHA? Por que não sonhar com uma Feira gigante do livro, reunindo 34 municípios originários de Lagoa Vermelha? Um sonho que se mostrou possível.
BASTA ORGANIZAR, CONVIDAR E MOTIVAR. Garanto que todos estão prontos para um abraço fraterno da “mãe Lagoa Vermelha”. Basta tratar bem o pessoal que o sucesso estará garantido.
OLHA O EXEMPLO DAS BANDEIRAS. Muitas críticas surgiram a uma ideia inovadora e gentil que deu certo. Por que não fazer o mesmo com a Feira Regional do Livro?
UM GRANDE RESGATE HISTÓRICO E AFETIVO. Já pensaram todos os municípios originários de Lagoa Vermelha presentes num evento dessa dimensão? Quanta saudade, quanta tradição, quanta alegria!
ESTÁ AÍ A DICA, SECRETÁRIO CARLOS. Modestamente, nos colocamos - através da APELV - ao seu lado para, quem sabe, um dia, concretizar esse sonho.
A VELHA MÃE ABRAÇANDO FILHOS E NETOS através da cultura, tradição, leitura, canto, prosa, verso, contos e causos. Quanta riqueza guardada pode ser trazida à tona em um evento dessa grandeza.
SEI QUE É UM DESAFIO E UM SONHO. Mas afinal, a vida não é feita de desafios e sonhos? Basta sonhar junto, organizar uma boa equipe na Secretaria de Educação e mãos à obra. Com certeza será um exemplo que vai dar o que pensar - e falar!
30 ANOS DE TRADIÇÃO E CANTO. Foi emocionante a apresentação do Coral Municipal na Feira do Livro. Aplausos unânimes aos cantores e ao maestro.
DINHEIRO PARA O CRAS GARANTIDO. Quinhentos mil reais foram destinados para Lagoa Vermelha construir a nova sede do CRAS. O ato de confirmação ocorreu no gabinete do prefeito, com a presença do secretário Santini e lideranças locais
ALEVINOS JUVENIS. Cerca de 14 mil peixes foram entregues na terçafeira, no saguão da Prefeitura, aos produtores que fizeram encomendas. A Emater segue incentivando a criação de peixes no município.
INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ocorre de 23 a 25 deste mês, no Gran Palazzo, em Passo Fundo, um evento voltado a empreendedores, alunos e visitantes, promovendo conhecimento e oportunidades.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA QUALIFICADA, evento realizado em Porto Alegre buscou qualificar as ações da vigilância sanitária municipal. Lagoa Vermelha esteve representada por Aline Camera.
ESTAGIÁRIOS NA PREFEITURA. Encerrou na sexta-feira o prazo para inscrições de estagiários de ensino médio e superior junto à Administração Municipal. A procura foi grande.
MATEADA CULTURAL “CABEÇA BRANCA”. Promoção da Secretaria de Desenvolvimento Social, a mateada cultural dos idosos ocorre no dia 30, das 14h às 19h, na praça Frei Mateus. Evento gratuito, voltado especialmente ao público idoso - mulheres e homens de cabelos brancos!
ENCERRAMENTO COM A BANDA CACHORRO GRANDE. A Feira Regional do Livro teve um encerramento festivo com a presença da banda Cachorro Grande. A cantora juvenil Valkíria Rovani fez a abertura com brilho e talento.
RODA DE CONVERSA COM POETAS E ESCRITORES. Na sexta-feira, às 19h15, ocorreu um dos pontos altos da Feira do Livro: a Roda de Conversa com 18 poetas e escritores, que puderam se expressar mostrando cultura, tradição e apoio ao evento. Milton Pantaleão, presidente da Academia de Letras do Brasil - RS, destacou a qualidade dos textos dos escritores lagoenses.


Radar ON-LINE: