COLUNISTAS

Letras da Nossa Terra 24/10/2025

Depois de algum tempo - algumas décadas -, os escritores lagoenses organizaram e publicaram uma obra literária coletiva, sob a coordenação de José Antonio de Andrade, presidente da Associação dos Poetas e Escritores de Lagoa Vermelha (APLEV). O livro “Letras da Nossa Terra”, financiado pelo edital da Lei Aldir Blanc de fomento à cultura, de distribuição gratuita, foi lançado na semana passada durante a Feira Regional do Livro com grande destaque.
A obra foi escrita com a participação de quase 30 escritores lagoenses, que oferecem ao público textos de vários gêneros, como prosa e poesia. Há, ainda, textos de memórias e sobre a história da nossa Lagoa Vermelha. Trata-se de um livro que fala muito sobre a nossa Lagoa, sobre o sentimento dos escritores locais e sobre a nossa cultura e o nosso patrimônio.
Nas mais de cem páginas do livro, que deve ser a primeira edição de muitas outras, descortinase muito talento dos escritores, cada qual com seu estilo e modo diferenciado de fazer poesia, contar e rememorar histórias. Em um país que se diz que a população simplesmente não gosta de ler, a obra organizada pelo nosso amigo José Andrade contribui para a leitura e o estímulo para que surjam aqui na nossa terra mais jovens escritores e que se façam engajados nesta tarefa de escrever e de fazer história.
Esta primeira coletânea já é um sucesso de público, de leitores e de repercussão positiva. A presença marcante e constante dos nossos escritores na Feira Regional do Livro também demonstrou que a APELV, criada há poucos meses e responsável pelo projeto das Gelatecas, veio para ficar e para fazer a diferença no cenário cultural da nossa lendária Lagoa Vermelha.

Outras colunas deste Autor