COLUNISTAS
31/10/2025
ACBF vence os dois jogos e elimina o Lagoa Futsal do Gauchão de 2025
O Lagoa Esporte Clube está eliminado da série A do Gauchão de Futsal deste ano. Assim como ocorreu na temporada anterior, a equipe de Lagoa Vermelha se despede do estadual na fase de oitavas de final. A ACBF confirmou a classificação para as quartas de final ao vencer duas vezes o Lagoa Futsal. Depois do 4 a 1 em casa, a equipe de Carlos Barbosa repetiu a superioridade e aplicou 5 a 1, na terça-feira (28), no ginásio Adolfo Stella, em Lagoa Vermelha.
A ACBF iniciou o jogo em ritmo forte e abriu o placar logo no começo, com Juninho. Bruno Iacovino e Ritter ampliaram ainda na etapa inicial, enquanto Maninho descontou para o Lagoa, que teve boas oportunidades, mas parou no goleiro Ângelo.
Na segunda etapa, o time visitante administrou o resultado e voltou a balançar as redes com dois golaços. Primeiro, Luís marcou de trás do meio da quadra, aproveitando erro no uso do goleiro-linha. Depois, Barbosinha fez um dos lances mais bonitos da competição: bicicleta precisa, também do campo defensivo, fechando o placar em 5 a 1.
Mesmo com o esforço da equipe da casa e o apoio do torcedor, o Lagoa não conseguiu reagir diante da qualidade técnica e da experiência do adversário multicampeão. Com o resultado, a ACBF avança às quartas de final do Gauchão Sicredi de Futsal, enquanto o time de Lagoa Vermelha está eliminado da disputa.
Oitavas encerradas com emoção e destaques
individuais no Gauchão de Futsal
O Gauchão Sicredi de Futsal conheceu os oito clubes classificados para as quartas de final na terçafeira (28). Nesta primeira fase de playoffs, foram 16 jogos, 86 gols e muita emoção. A competição começa a se afunilar para determinar as principais forças do futsal gaúcho nesta temporada. Entre os classificados, alguns jogadores se destacaram e merecem atenção especial na próxima etapa.
João Vitor (Atlântico) e Duh Moura (Uruguaianense) marcaram três gols em seus respectivos confrontos, destacando- se nesta primeira fase de playoffs.
Após uma fase de oitavas marcada pelo equilíbrio e grandes atuações individuais, o Gauchão Sicredi de Futsal entra agora em sua reta decisiva. Oito equipes seguem na disputa pelo título e garantiram presença nas quartas de final da competição organizada pela Liga Gaúcha de Futsal.
Os confrontos prometem alto nível técnico e grande presença de público nas quadras pelo interior do Estado: Passo Fundo Futsal x AAGF (Agudo); Atlântico (Erechim) x ACBF (Carlos Barbosa); AEU (Uruguaiana) x AMF (Marau); Santa Rosa Futsal x AGE (Guaporé).
As datas e horários dos jogos estão em fase de definição pela organização, mas a expectativa é de que as partidas aconteçam já nos próximos dias.
Cada confronto será disputado em dois jogos, com o mando de quadra prevalecendo a equipe de melhor campanha para o jogo da volta. Caso haja empate em pontos ao fim dos duelos, a classificação será decidida na prorrogação, sem disputa de pênaltis, conforme o regulamento vigente.
As quartas de final prometem manter o ritmo intenso das últimas rodadas, com equilíbrio entre tradição e novas forças do futsal gaúcho. Inegavelmente o confronto entre Atântico e ACBF é o principal destaque entre os próximos jogos.
Lagoa Esporte Clube
passa a planejar a
temporada de 2026
Após o encerramento da participação no Gauchão Sicredi de Futsal, o Lagoa Esporte Clube inicia o planejamento para a próxima temporada. O clube já volta as atenções para 2026, com foco na manutenção do projeto e na continuidade das atividades.
O projeto social do Lagoa segue com suas ações regulares, além da participação em competições regionais, como a Taça TG e a Copa Amunor, que servem de vitrine para jovens atletas e mantêm o ritmo competitivo do grupo.
O time profissional terá algumas semanas de pausa antes da definição do elenco para o próximo ano. Como ocorre tradicionalmente, é esperada uma reformulação parcial no grupo, mantendo-se uma base do atual elenco. Até o momento, o clube ainda não anunciou renovações para a temporada de 2026.
No ano passado, a confirmação da renovação do técnico Ricardo Hoffmann, o Picolé, ocorreu ainda antes da disputa das oitavas de final.
Outra competição no radar é a Copa Marau de Futsal, prevista para iniciar em dezembro. Para este torneio, o Lagoa deve utilizar uma formação mista, com atletas do grupo principal e das categorias de base, visando dar rodagem ao elenco e observar novas peças para o futuro.
O momento é de avaliação e ajustes, com o objetivo de fortalecer o projeto e manter o Lagoa Esporte Clube como uma das referências do futsal no interior do Estado.
Ibira Futsal terá
jogo decisivo e
histórico pela Série B
O próximo sábado, dia 1º de novembro, promete ser marcante para o Ibira Futsal, que entra em quadra em busca de uma classificação inédita à semifinal do Gauchão Sicredi de Futsal - - série B. A equipe recebe o Giruá Futsal, em Ibiraiaras, trazendo na bagagem a vantagem conquistada fora de casa.
No jogo de ida, disputado no ginásio Elias Saffi, em Giruá, o Ibira venceu por 3 a 1 de virada. Os mandantes saíram na frente com gol de Guto, mas a reação veio com Porfírio, Rodrigo e Dieguinho, garantindo a vantagem para o confronto decisivo.
Com o resultado, o Ibira joga por um empate para avançar. Caso o Giruá vença, a partida terá prorrogação e, se o empate persistir, a vaga será decidida nos pênaltis, conforme o regulamento da série B. A expectativa é de ginásio lotado e grande mobilização da comunidade de Ibiraiaras, que vive um momento especial no futsal.
A rodada ainda reserva fortes emoções em outros confrontos das quartas de final: o ATLEC de Três Passos recebe o Nadas Branco após empate em 1 a 1; a ASAF, de Campos Borges, busca reverter a derrota por 3 a 2 diante do Tapejara Futsal; e o Velez, de Camaquã, tenta confirmar a vaga após vencer o Soberano, de Sarandi, por 6 a 4 fora de casa.


Radar ON-LINE: