COLUNISTAS

07/11/2025

BONS RESULTADOS 
Com a especialização das varas, na Comarca de Lagoa Vermelha, fluiu consideravelmente o tempo dos processos. Diminuiu consideravelmente. Durante a semana, entrevistamos o titular da Vara Criminal, juiz Diogo Vale da Silva
- Está sendo um começo de muito trabalho, mas acho que, num curto espaço de tempo, já conseguimos demonstrar alguns resultados. A gente teve um incremento do número de audiências marcadas e de júris marcados. Agora, por exemplo, no mês de novembro, vai ter, novamente, uma quantidade expressiva de júris. Vão ser quatro ao todo - disse inicialmente.
 
MELHORA CONSIDERÁVEL
Prosseguiu Dr. Diogo da Silva.
- A gente conseguiu também diminuir o número de dias das sentenças criminais. Anteriormente, quando assumi, estava em 700 dias para uma sentença criminal ser julgada pelo magistrado, ou seja, quase dois anos. Agora, a gente conseguiu, em um curto espaço de tempo, diminuir para 200 dias, o que não é o ideal ainda. O Conselho Nacional de Justiça define como 120 dias. Mas, tem que admitir que melhorou consideravelmente num curto espaço de tempo.
 
FATORES
 DETERMINANTES
Juiz Diogo da Silva avalia esse avanço proporcionado pela implantação da Vara Criminal.
-  Isso se deve ao trabalho da nossa equipe, o trabalho que está sendo desempenhado, a reorganização das competências da unidade. Então, acho que em um curto espaço de tempo, a gente conseguiu melhorar a prestação jurisdicional no âmbito criminal da Comarca de Lagoa Vermelha. 
 
QUESTÃO DAS URGÊNCIAS
- Em conversa com o presidente da OAB local, Aldemar Braghirolli, perguntamos sobre esse início da especialização das varas da Comarca de Lagoa Vermelha. Avaliou como altamente positivo.  Entende que agilizou o andamento dos processos criminais. 
- Sim, é muito importante essa especialização, porque para um juiz - que é como um clínico geral - é difícil conciliar as várias urgências que todas as matérias têm. Por exemplo, uma competência de infância, o acolhimento de uma criança é uma matéria que passa na frente das outras, um réu preso. Então, têm várias urgências que a legislação define. E quando a gente está especializado em uma matéria, é mais fácil de organizar. O juiz fica mais especialista naquele tipo de matéria. Isso tende a agilizar os fluxos de trabalho e a prestação jurisdicional, e está sendo muito salutar aqui para a Comarca de Lagoa Vermelha - comentou juiz Diogo. 
FUTURO PROMISSOR
Diogo Silva se mostra otimista.
- Acho que o futuro é bem promissor no âmbito da Vara Criminal. Eu acho que ainda tem muito a melhorar. A gente está lutando para isso, mas entendo que já está em um caminho bem traçado.
- É grande o número de processos da Comarca de Lagoa Vermelha? - perguntamos.
- Sim. Em ações penais e inquéritos policiais, a gente pegou a unidade com 3.150 processos no total. A gente já conseguiu diminuir esse número. Está, mais ou menos, com 3.050. Então houve uma redução de 100 processos.
Porém, faz uma ressalva. 
- Claro, que a partir do momento que a gente vai julgando os processos, outros vão entrando. Então, a gente tem que julgar mais do que os processos entram, para ter essa gestão da unidade. Ainda tem os processos de execuções penais que e tramitam em outro sistema.
 
NÚMERO ELEVADO
Juiz Diogo da Silva coloca na mesa. 
- A gente deve ter uma média de 3.500 processos para uma Vara Criminal, o que é um número bastante expressivo. Todos os processos criminais demandam uma audiência, tem processos que demandam um júri que leva um dia ou mais. É um número bastante significativo, a nossa pauta de audiências. Mesmo a gente marcando bastante atos por dia, até julho do ano que vem, a gente ainda tem mais 120 audiências para marcar e 38 júris para designar.
 
JÚRIS NA CÂMARA
 DE VEREADORES
Outra informação transmitida pelo juiz Diogo Vale da Silva. No ano que vem, alguns júris, provavelmente, venham a ser realizados na Câmara de Vereadores. Isso em razão das reformas que estão sendo realizadas no prédio do Fórum de Lagoa Vermelha. É algo que está sendo tratado em nível do Tribunal de Justiça do Estado, Brigada Militar (aspecto da segurança) e Câmara de Vereadores. 
 
IMPRESSIONOU
Foi uma pequena mostra durante a semana, mas já deu para se perceber que a Igreja Matriz São Paulo Apóstolo vai se constituir num dos mais bonitos pontos turísticos de Lagoa Vermelha com a iluminação externa que está sendo implantada. Ivo Matuella nos encaminhou um vídeo. Imediatamente repassamos para vários amigos. Todos ficaram impressionados com a beleza. Um espetáculo! 
 
PRECISA AVANÇAR
O que está, de certa forma, lenta é a arrecadação de recursos para fazer frente ao investimento da iluminação externa da Igreja Matriz São Paulo Apóstolo. Até terça-feira, estava na faixa de 15 mil reais. O empreendimento deverá ultrapassar os 50 mil reais. Mesmo assim, a iluminação está sendo implantada. É um projeto sem volta. A contribuição de cada um se faz necessária para tornarmos a nossa cidade mais bela e atraente. Com certeza, muitos turistas virão à Lagoa Vermelha para conhecer a beleza da Igreja Matriz São Paulo Apóstolo. E isso reverte em favor da economia do município. 
 
SECRETÁRIO EXPLICA
  Surgiu reclamação de que não há contêiner na esquina da rua Atílio Bonoto com a Avenida Benjamin Constant, registrada pela coluna. Pessoal tem colocado lixo no chão, o que acaba sendo espalhado por cães. Não há um contêiner naquele local. Abordamos o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Lindomar do Carmo Morais, sobre o assunto.
-  Parece que ali tem algo para não dar certo. Um cidadão fez um vídeo mostrando aquilo. Assim que vi o vídeo - mesmo tendo orientação para não se manifestar para não criar polêmica - eu fiz porque me senti na obrigação de fazer isso. Fui lá e postei em seguida nas redes sociais. A população foi muito favorável ao que postei. Nós temos três pares de contentores a menos de 80 metros daquele local. Temos um par de contentores quase na esquina, antes da casa do Arnaldinho Trein, temos outro par de contentores um pouco abaixo do Postão e temos outro par de contentores próximo da entrada do Polivalente. As pessoas, infelizmente, não querem caminhar alguns metros para levar lá. E largam na esquina. E ali fica uma situação feia. Veja bem, se colocarmos mais um par de contentores ali, nós estaríamos com quatro pares de contentores num raio de aproximadamente, se for dividir, 50 metros para cada lado.
As pessoas têm que ter essa conscientização. Se não querem lixo na frente da sua casa, caminhem 50, 60 ou 100 metros, que seja. Apenas isso.
 
META DO ANO
Coleta de sangue na semana passada, amealhou 70 bolsas. 
- Um bom número! Já estamos quase chegando no nosso número de 2 mil bolsas. Fizemos o cálculo bem certinho, então eu vou passar para vocês: 2024, 717 bolsas, 2025 até agora 1.180 bolsas, o que contabilizou 1.897, então até o final desse ano nós vamos conseguir 2 mil bolsas. Essa é a meta - disse enfermeira Gabriela Pomatti. 

Outras colunas deste Autor