COLUNISTAS
15/08/2025
NOVO JUIZ
Já está em Lagoa Vermelha o novo titular da que era a 1ª Vara da Comarca de Lagoa Vermelha. Agora, com a especialização, passou a ser Vara Criminal. Novo juiz é Diogo Vale da Silva.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, desembargador Alberto Delgado Neto, estará em Lagoa Vermelha no dia 20 de agosto. Vem para a cerimônia de oficialização da especialização das varas da Comarca de Lagoa Vermelha. Junto com o presidente da Corte, virão também 2º vice-presidente, desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes; Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Fabianne Breton Baisch; Juíza-Corregedora, Dra. Andrea Rezende Russo. Por enquanto, segundo Santini, são os que estão confirmados. Visitarão também a obra de construção do serviço de hemodiálise junto ao Hospital São Paulo. Os recursos para essa obra são oriundos do que foi devolvido pelo Tribunal de Justiça ao Estado. Houve indicação para que fossem aplicados para a instalação de hemodiálise em Lagoa Vermelha.
É PARA COMEMORAR
Dante Dal Castelli Neto foi presidente da OAB de Lagoa Vermelha por dois mandatos. Nesse período, uma de suas grandes bandeiras era a especialização da Vara Criminal da Comarca de Lagoa Vermelha. Às vezes, deixava transparecer um certo desalento pelas dificuldades que encontrava para viabilizar esse pleito. Porém, nunca deixou de lutar. Agora que é uma realidade, procuramos ouvi-lo.
- Temos que comemorar essa notícia tão aguardada pela comunidade jurídica de Lagoa Vermelha. Nossa diretoria, muito mais na segunda gestão, de 2022 a 2024, é que levantou essa bandeira. Foi uma busca nossa com apresentação de números, de dados. Tivemos uma abertura do Tribunal de Justiça conseguida pelo presidente da OAB estadual, Leonardo Lamachia. Foi quem agendou a audiência - disse.
POR CONSEGUINTE...
O pedido por parte de Lagoa Vermelha era de especialização da Vara Criminal. Todavia, as demais varas se tornam especializadas também. Cada uma passa a atuar com uma linha de processos. Foi o que asseverou Dante Dal Castelli Neto.
POR LINHAS TORTAS...
Veja como são as coisas. Foi através de uma audiência da OAB local e outras lideranças da comunidade com a direção do Tribunal de Justiça do Estado que Lagoa Vermelha obteve uma de suas maiores conquistas na área da saúde, dos últimos anos. No caso, a instalação do serviço de hemodiálise. No jargão popular, uma conquista por linhas tortas.
COMO TUDO ACONTECEU
Secretário de Estado, Ronaldo Santini, fazia parte da comitiva que seria recebida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado para tratar da especialização da Vara Criminal de Lagoa Vermelha. Enquanto a representação de Lagoa Vermelha aguardava o momento da audiência, corria solto um bate-papo entre Ronaldo Santini e o diretor do Tribunal de Justiça, Ivandre Medeiros, que é amigo de Santini. O Ivandre assoprou que o Tribunal de Justiça estava para devolver para o Estado recursos de seu orçamento com a indicação de que fossem aplicados na área da saúde. Santini lembrou de imediato do serviço de hemodiálise que poderia ser instalado em Lagoa Vermelha. Dali mesmo, Santini já ligou para a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e “amarrou” essa conquista para Lagoa Vermelha.
Incrível, de uma coisa surgiu outra. Hoje Lagoa Vermelha comemora essas duas grandes conquistas.
EM COMPASSO DE ESPERA
Não foi à votação ainda Projeto de lei em que o município de Lagoa Vermelha solicita autorização legislativa para empréstimo de 20 milhões de reais. Esses recursos, uma vez viabilizados, se destinam aos pontos mais críticos de alagamentos na cidade: rua Tiradentes, bairro Medianeira e bairro Rodrigues. Serão utilizados também para pavimentação asfáltica da rua Dr. Jorge Moojen (bairro Gaúcha), rua Maria Luiza Nunes (bairro Rodrigues), rua Maximiliano de Almeida (bairro Oliveira) e novo Distrito Industrial. Uma parte desses recursos é para aplicação no ginásio de esportes, situado nas proximidades da Associação dos Motoristas.
HOMOLOGAÇÃO
Foi sacramentada a homologação da empresa que se habilitou para a construção do Centro Dia (creche dos idosos). Será um local em que os idosos ficarão durante o dia enquanto familiares trabalham. Uma primeira licitação havia batido na trave. Os recursos são do Estado, cerca de 1 milhão de reais. Tem mais a contrapartida do município. Secretário de Estado, Ronaldo Santini, responsável por mais essa conquista, comemorou durante a semana, através de um vídeo.
Luiz Andrighe, diretor do departamento técnico da secretaria municipal do Planejamento, observa.
- Foi homologada, mas ainda falta a finalização de alguns trâmites junto ao Departamento de Compras. A empresa Taufer & Taufer Construções Ltda. é a que venceu a licitação. Começa as obras após a emissão da ordem de serviço que se dará após a finalização dos trâmites no Departamento de Compras.
ABRIR BURACO N’AGUA
É mais-ou-menos isso que o vereador Luiz Carlos Kramer quis dizer com relação aos pedidos dos vereadores para o Dnit consertar a buraqueira da BR 470. O trecho que vai da BR 285 até defronte a Nutriz está péssimo. Vereador Maninho voltou a apelar para o conserto.
- Vereador Maninho, essa pauta é recorrente. Não desse ano. De muitas legislaturas passadas. Vereador Clacir Bonatto chegou aqui e fez não sei quantos pedidos. Eu disse a ele: “O senhor vai criar cabelo na cabeça até que esses pedidos sejam atendidos”. Quando é para chamar na caneta, a Polícia Rodoviária está presente. No Rodeio, pessoal que estacionou nos canteiros foi multado. Se aquilo ali (trecho citado) não é falta de segurança, o que é? Temos que consultar o jurídico para ver se tem alguma maneira de responsabilizar o Dnit pelos transtornos e pelo risco de acidentes e até de morte - extravasou Kramer.
SERIA O CERTO
Proposição do vereador Ranyeri Bozza, através da Câmara de Vereadores. “Se determinada rua não tiver pavimentação ou a pavimentação se apresentar em péssimas condições. Se não houver iluminação pública, então que o contribuinte tirasse uma foto e fizesse requerimento relatando a situação à prefeitura solicitando isenção do IPTU. No caso, seria dado à prefeitura determinado prazo para a solução dos problemas.
ABRAM O OLHO
Muitos motoristas quando vão ao Stock Center, estacionam naquela rua paralela que dá acesso ao estabelecimento. Isso ocorre com frequência. Não é permitido estacionamento naquele local.
Um cidadão me relatou que num desses finais de semana, pôde presenciar que a Polícia Rodoviária Federal passava pela BR 285. Quando percebeu muitos carros estacionados naquela paralela, parou e fotografou as placas dos veículos que estavam ali. Vem multa por aí.
ATÉ QUANDO?
Alessandro Muliterno, que é criador de ovelhas no município de Caseiros, já não sabe mais o que fazer. Há muito tempo suas ovelhas vêm sendo devoradas por cães de caça. No mês passado, 21 ovelhas foram trucidadas. Somente nos últimos meses, o número chega a 96. Imagine o prejuízo!
VEM AÍ O RESULTADO
Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha divulgará na sessão de segunda-feira o resultado do Concurso de Fotografia. Premiação será entregue em sessão solene no dia 21.