COLUNISTAS
21/03/2025
MELHOR DO QUE A ENCOMENDA
Município de Lagoa Vermelha foi contemplado com emenda parlamentar do senador Luiz Carlos Heinze, no valor de 323 mil reais para aquisição de uma ambulância. Pois, não é que o município foi contemplado com mais uma ambulância, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Esta será destinada para o Samu. A que o Samu utiliza atualmente será repassada para o Corpo de Bombeiros. Foi o que informou o prefeito Eloir Morona.
LUTA CONTINUA
Lagoa Vermelha continua na luta, junto ao governo federal, por uma ambulância avançada. Projeto foi encaminhado no governo de Gustavo Bonotto. Essa ambulância avançada se constitui em uma unidade móvel de cuidados de saúde que abriga uma ampla gama de equipamentos essenciais para atender pacientes em situações críticas. É uma UTI móvel, inclusive com profissional médico. Serve para remover pacientes para centros com mais recursos.
OBRA PROTELADA
Estava tudo pronto para ser iniciada a pavimentação da avenida Valmor Bonotto, na Área Industrial I, no final do ano passado. Dinheiro em caixa e empresa vencedora da licitação. Como houve receio de que a obra pudesse atrapalhar o Rodeio Crioulo, decidiu-se protelar o início para após o evento. Outra coisa, poderia interferir na construção da cobertura da cancha do Parque de Rodeios: trânsito de caminhão com material pesado etc. Ficou estabelecido que a pavimentação da Valmor Bonotto começaria no dia 10 de fevereiro. Um dia após o término do rodeio.
SÓ QUE...
Terminado o Rodeio Crioulo, não aconteceu nada. Passou mais de um mês e nadica de nada na Valmor Bonotto. Surgiu a cobrança. E com a cobrança veio a justificativa.
- Empresa que havia vencido a licitação para realização do serviço, acabou desistindo da obra. Partiu-se para a segunda colocada da licitação. Não quis. A terceira e a quarta também abriram mão. Até que, segundo o prefeito Morona, município conseguiu uma empresa que aceitou realizar a obra. Serviços, de acordo com o prefeito, começariam em seguida.
PERAÍ!
Na coluna anterior, publicamos manifestação de um empresário local em que definiu Gustavo Bonotto como um grande prefeito de Lagoa Vermelha. Para justificar seu ponto de vista, elencou as obras de maior vulto do governo Bonotto, dentre elas o asfaltamento da avenida Presidente Vargas. Veio o contraponto de outro cidadão local.
- A história não pode ser contada de forma distorcida. Gustavo Bonotto só executou a Presidente Vargas. Quem teve a ideia, aprovou projeto, arrumou dinheiro e fez a licitação, deixando 90% pronto, foi o então prefeito Getúlio Cerioli
É importante colocar que a Afonso Pena, Benjamin Constant e Presidente Vargas foram realizadas com toda a infraestrutura embaixo da terra também, ao contrário da avenida Circular e Protásio Alves que foram feitas sem nenhuma infraestrutura de saneamento, esgoto e base.
Sem querer fazer qualquer crítica, mas sim apenas para pontuar o que foi feito, como foi feito e quanto vai durar.
EIS A QUESTÃO
Vereadora Charise Bresolin sugeriu ao coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Gesiel Toledo, a instalação de rotatória no cruzamento da avenida Benjamin Constant com a avenida Circular. Recebeu a informação de que já constava no plano de mobilidade urbana para este ano. Vereador Viego Santos propôs a instalação de semáforo naquele local.
Rádio Lagoa FM realizou uma enquete, através de seu site, com a população. Mais de 70% se posicionaram pela instalação de semáforo.
EM COMPASSO DE ESPERA
CTG Alexandre Pato está no aguardo de cerca de 400 mil reais do Estado (Lei de Incentivo à Cultura) para encaminhar fechamento do balanço financeiro do Rodeio Crioulo. Claro, mais uma coisinha aqui e ali para acertar. Entretanto, patrão Evandro Ferreira antecipou que o saldo do evento será positivo.
- Teremos lucro. Pouco, é verdade, mas teremos lucro - afirmou.
INVESTIMENTO
No lucro do Rodeio Crioulo é computado o que o CTG Alexandre Pato investiu na infraestrutura do Parque de Rodeios. Segundo o patrão Evandro Ferreira, aproximadamente 500 mil reais. E aí entram pista da cancha coberta, novo palco, Casa do Doce, Casa do Café Campeiro etc. A contratação de animais para as provas de laço e gineteadas não é barata, não. Premiação foi a melhor de todos os rodeios. Foi longe a coisa.
REPENSAR
Patrão Evandro Ferreira comentou que o CTG Alexandre Pato admite repensar a terceirização do restaurante campeiro por ocasião do Rodeio Crioulo. Para o rodeio deste ano, era um pessoal de Santa Catarina. O mesmo que já havia atuado em um rodeio anterior. O problema é que surgiram reclamações de pessoas que fizeram refeições naquele local. O próprio churrasco não estava do nosso jeito.
JÁ EM OUTUBRO?
Por ocasião da formação pedagógica, promovida pela Sicredi na sexta-feira passada, entrevistamos Pedro Aiolfi, diretor-executivo da Sicredi Ibiraiaras RS/MG. Transmitiu uma informação que surpreende. A inauguração da nova sede da Sicredi, que está sendo construída em Lagoa Vermelha, está prevista para o mês de outubro desse ano. É a projeção que se faz. Tão rápido assim? A obra começou há poucas semanas.
COMO CRESCE!
Outra informação interessante transmitida por Pedro Aiolfi.
- Na semana passada, Sicredi Ibiraiaras RS/MG bateu nos 90 mil associados. Compreende as 23 agências do Rio Grande do Sul e 14 de Minas Gerais. Impressionante o crescimento!
MEDIDA POLÊMICA
Prefeitura de Bento Gonçalves apresentou uma proposta de trocar o Bolsa Família por emprego naquele município. Repercutiu enormemente não só em Bento Gonçalves, mas no próprio Estado. Entrevistamos o prefeito Diogo Segabinazzi.
- Chega o momento que a gente vê que há cada vez mais pessoas querendo entrar nessa bengala da assistência social. Aquele cidadão que acorda cedo, que não pode se importar se tá frio ou se tá muito calor, esses cidadãos não aguentam mais pagar o Bolsa Família para pessoas que poderiam estar trabalhando. A gente vai cortar muito Bolsa Família, vai dar emprego, vai fiscalizar, vai passar de casa em casa, vai incomodar aqueles que estão acostumados a ficar encostados - afirmou.
FORÇA DO HÁBITO
Prefeito Eloir Morona se pronunciou no evento de formação pedagógica, promovido pela Sicredi. Ao se referir aos profissionais da Educação presentes, afirmou profissionais da Saúde. Pudera, foram 8 anos como secretário municipal da Saúde. Não bastasse isso, a Saúde é a menina dos olhos de sua administração. Deita pensando em Saúde e levanta pensando em Saúde. Perfeitamente compreensível.
É O CAMINHO
Vereador Ranyeri Bozza apresentou proposta, através da Câmara de Vereadores, para que o município de Lagoa Vermelha passe a multar a Corsan/Aegea pela falta constante de água em alguns pontos da cidade. Já passou do limite a tolerância. Passo Fundo e Santa Maria adotaram essa medida. Ou vai por bem ou vai por mal.