COLUNISTAS

08/11/2024

BOMBA!!!
Não é exagero, não. Uma verdadeira bomba deve cair no colo do futuro prefeito de Lagoa Vermelha, Eloir Morona. E bomba do tipo arrasa quarteirão. Qual seria? A dívida do município de Lagoa Vermelha para com Capão Bonito do Sul. É elevada. É de tirar o sono de qualquer ser mortal. Arriscaríamos a dizer que é impagável.
 
“NOS FINALMENTE”
Há questão de poucos dias, essa informação da dívida de Lagoa Vermelha para com Capão Bonito do Sul chegou ao nosso conhecimento. Houve pedido, no entanto, para que não divulgássemos agora. Que esperássemos um pouco mais. Tenho por princípio sempre respeitar as recomendações de minhas fontes, afinal não queremos perdê-las. Pelo impacto e pela repercussão, admitimos que ficamos com “coceira” nos dedos. Entretanto, nos contivemos. Na segunda-feira passada, entrevistamos no programa Lagoa Debate a futura prefeita de Capão Bonito do Sul, Marizete Rauta. No encerramento, praticamente, da entrevista, não resistimos. Os impulsos de um repórter foram mais fortes.
- Com relação aquela dívida de Lagoa Vermelha para com Capão Bonito do Sul, a senhora tem alguma informação? - questionamos.
- Olha, está nos finalmente - respondeu Marizete. 
 
PERÍCIA JUDICIAL
Quando a futura prefeita de Capão Bonito do Sul, hoje vice-prefeita, respondeu que a dívida de Lagoa Vermelha para com Capão Bonito do Sul está “nos finalmente”, abri o jogo.
- Um passarinho me assoprou que saiu uma decisão referente à perícia judicial (definição de valores).
- Já saiu o resultado - confirmou Marizete.
- Se divulgarmos o valor, vai ter gente desmaiando de susto - criei suspense.
- Sim, terá. Vou dizer, como Deus é bom. Talvez eu consiga pegar esse valor para investir em nosso município. É importante ressaltar, a perícia já saiu. A partir de agora, vamos verificar quais os novos processos - contemporizou Marizete. 
 
MAS, QUAL O VALOR?
A curiosidade do leitor (a), a esta altura, deve ser muito grande. Sabe o qual o valor levantado pela perícia judicial sobre a dívida de Lagoa Vermelha para com Capão Bonito do Sul? Em torno de 40 milhões de reais. Sim, 40 milhões de reais!  É de voar erva da cuia. Arriscaria dizer novamente que é impagável. Mas que terá que ser paga. Como? Só Deus sabe. Aliás, nem Deus sabe. Decisão da Justiça não se discute, se cumpre.  
 
JÁ FOI COMUNICADO
Marizete Rauta informou que já manteve reunião com o prefeito eleito de Lagoa Vermelha, Eloir Morona, comunicando-o dessa decisão da Justiça.  
- Se prepare. Vamos ter muito o que dialogar. É um desafio - alertou Marizete. 
- Qual foi a reação do futuro prefeito de Lagoa Vermelha, Eloir Morona? Quase caiu da cadeira - descontraímos.
- Ele estava em pé. Quase sentou - brincou Marizete. 
 
COISA ANTIGA
Essa dívida de Lagoa Vermelha para com Capão Bonito do Sul vem desde o tempo da emancipação de Capão Bonito do Sul. Foi em 16 de abril de 1996, através da Lei Estadual nº 10.742. O município foi instalado em 1º de janeiro de 2001. Lagoa Vermelha não repassou, na época, o que era de direito de Capão Bonito do Sul e agora está diante desse “pepinaço”.
Vale lembrar que Capão Bonito do Sul tentou diversas vezes um acordo com Lagoa Vermelha, não logrando êxito. O tempo foi passando e a dívida só aumentou, chegando a esse valor de cerca de 40 milhões de reais. E agora?
 
TRENZINHO DA ALEGRIA
Impressionante a repercussão negativa, junto à opinião pública, dos salários de servidores e CCs da Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha. Inúmeras foram as manifestações. Gasto mensal, com a folha de pagamento, superior a 105 mil reais. Detalhe importante: não constava na relação o salário do Oficial Legislativo e que é considerável. Uma curiosidade: quem é que costurou esses valores? Não só os salários chamaram a atenção da população como também o número de funcionários (concursados e CCs) da Câmara de Vereadores. Trenzinho da alegria.
 
NA SURDINA
Ex-vereador Sergio Menegaz nos encaminhou um lembrete importante.
- Na época que fui vereador, com base em lei de minha iniciativa, reduzi o número de vereadores para 9, sem falar nos períodos de recesso que achava um absurdo. O vereador era eleito e ao assumir já entrava em recesso.
No mandato seguinte, na surdina, aumentaram para 11, como deve lembrar. O aumento não teve qualquer debate com a comunidade.
Sergio Menegaz foi vereador de 2008 a 2012.
 
NÃO FICA
Muita expectativa, muita especulação com relação ao novo secretariado municipal de Lagoa Vermelha. Quem fica? Quem sai? Quem entra? Informação que apuramos ao transcurso da semana. Fabiana Prestes, atual secretária municipal do Planejamento, não fica. Seu partido já teria sido comunicado. Não se sabe quem assumirá a partir de 1º de janeiro. 
 
ALERTA
Ao transcurso da semana passada, conversamos com o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Gesiel Toledo. Em dado momento, questionamos sobre os novos semáforos, instalados recentemente. A partir de quando passariam a multar. Informou que a previsão é para o início de dezembro.
 
CHEGOU, VIU E GOSTOU
Agência do Banrisul de Lagoa Vermelha está com um novo gerente. É Fabiano Marques Rosa. Desde que chegou à cidade têm realizado visitas no sentido de se apresentar. Foi recebido pelo prefeito Gustavo Bonotto. Fabiano Marques da Rosa fez questão de exaltar a receptividade e hospitalidade do município de Lagoa Vermelha. Disse ter ficado surpreso positivamente com a equipe de funcionários do Banrisul de Lagoa Vermelha. “Uma equipe consolidada, bem estruturada do ponto vista técnico”, afirmou. 
 
LÁ TAMBÉM
Como é do conhecimento de todos, Lagoa Vermelha tem seu recordista de mandatos que é o vereador Luiz Carlos Kramer. Vai para o 7º mandato. Lá em Capão Bonito do Sul tem uma recordista de mandatos também. É Carla Boff. Da mesma forma, vai para seu 7º mandato. 
A propósito, Câmara de Vereadores de Capão Bonito do Sul terá quatro vereadoras a partir de 1º de janeiro de 2025. 
 
EM ANDAMENTO
Surgiu a informação de que as obras de conclusão da pavimentação do acesso a Capão Bonito do Sul não seriam concluídas esse ano. Faltam um trecho após a ponte do Lajeado dos Ivos e uma camada nova de asfalto sobre o antigo trecho que acabou se deteriorando. Vice-prefeita Marizete Rauta nos informou que se tornou necessária a instalação de galerias no trecho após a ponte. E que a empresa está no local realizando o serviço.  
 
OLHA SÓ!
Um coloradaço ligadíssimo chama a atenção para um detalhe curioso. Depois de 36 anos, Lagoa Vermelha terá um prefeito que é torcedor do Internacional: Eloir Morona. Até então, só gremistas a saber: Paulo Andrade (8 anos), Eli Pegoraro (4 anos), Moacir Volpato (8 anos), Getulio Cerioli (8 anos) e Gustavo Bonotto (8 anos).   

Outras colunas deste Autor