COLUNISTAS
21/11/2025
SONHO REALIZADO
Uma luta de quase 30 anos. A pavimentação asfáltica da ERS 461, acesso a Capão Bonito do Sul. A inauguração aconteceu sábado passado com a presença do governador do Estado em exercício, Gabriel Souza. E aí é preciso reconhecer. Governo do Estado estava com o lote de municípios, que receberiam acesso asfáltico, praticamente fechado. Capão Bonito do Sul estava ficando de fora. Foi quando surgiu uma forte mobilização de última hora. Gabriel Souza era presidente da Assembleia Legislativa. Ligou para o governador Eduardo Leite apelando para que incluísse Capão Bonito do Sul. Ana Amélia Lemos, que era Secretária de Relações Federativas e Internacionais, no primeiro mandato de Eduardo Leite, também interferiu. Surtiu efeito.
HISTORINHA
Essa foi o secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini, quem contou. O então governador do Estado, Tarso Genro, deu a ordem de serviço para o início do asfaltamento do acesso a Capão Bonito do Sul. Helicóptero do governo do Estado havia pousado em Capão Bonito do Sul. Lá já estavam as máquinas da empresa que realizaria a obra. Só que o helicóptero levantou voo de retorno de um lado e as máquinas saíram pelo outro lado para Esmeralda para realização de serviço naquele município. Não mais retornaram.
NOVELA
Sim, o asfaltamento do acesso a Capão Bonito do Sul se transformou numa verdadeira novela. Ora começava, ora parava. Ora recomeçava, ora parava novamente. Entre idas e vindas foi um longo tempo. Havia gente que já não acreditava mais na realização da obra. A certa altura, pessoal indignado, escrevia frases de protestos ao longo do trecho ou em então colocava nome de pessoas que haviam prometido nos buracos. Santini foi um dos “homenageados”. O próprio Santini relembrou esses episódios.
QUIS O DESTINO
Veja como são as coisas. Há 22 anos, Gabriel Souza, hoje vice-governador do Estado, era um simples jovem de 19 anos. Esteve em Capão Bonito do Sul para a fundação da juventude do MDB. Foi quando conheceu Marizete Rauta que passou a fazer parte do partido a seu convite. Era o início da carreira política de ambos. Passados todos esses anos, coube aos dois inaugurarem um dos maiores sonhos de Capão Bonito do Sul: o asfaltamento do acesso ao município. Gabriel Souza, como vice-governador do Estado, mas na condição de governador do Estado em exercício, e Marizete Rauta como prefeita de Capão Bonito do Sul.
GRANDE DESAFIO
Diretor-geral do Daer, Luciano Faustino da Silva, esteve presente também em Capão Bonito do Sul.
- A gente acompanha essa caminhada do governo do Estado. Já entregamos 27 municípios que não tinham acesso asfáltico. Capão Bonito do Sul foi mais um. Sonho é uma palavra que define bem esse momento que vivemos em Capão Bonito do Sul. Um dia histórico. Essa obra foi um grande desafio. Foram muitos contratempos. O encaixe na ponte foi uma dificuldade muito grande. Houve necessidade de ajustar o traçado. Foram muitas etapas que fomos vencendo, desafio por desafio, até chegar a esse grande dia - manifestou.
Anunciou também que em seguida deverão iniciar os acessos asfálticos de Tupanci do Sul e Santo Expedito do Sul. “Logo deveremos virar essa página do Rio Grande do Sul que são os municípios sem acesso asfáltico”, frisou.
MUDA A REALIDADE
Ex-prefeito Felippe Junior Rieth lutou incansavelmente pelo acesso asfáltico de Capão Bonito do Sul.
- Pra nós é um dia de extrema alegria. Quantas e quantas viagens realizamos a Porto Alegre, ao Rio de Janeiro, à Brasília. Onde existisse um pequeno sinal de esperança, lá estávamos nós lutando, peleando, porque esse era o sonho de Capão Bonito do Sul, hoje concretizado. Muda toda a realidade de Capão Bonito do Sul. Depois da emancipação de Capão Bonito do Sul, essa obra é o segundo acontecimento mais importante da história do município.
RECONHECIMENTO
Vereadora Carla Boff, representou a Câmara de Vereadores no ato inaugural da ERS 461.
- Estamos muito felizes com a inauguração da ERS 461. Primeiramente queremos agradecer ao governo do Estado. Da mesma forma, aos deputados que apoiaram essa causa e não podemos esquecer dos prefeitos do município que passaram e aos vereadores. Todos trabalharam para essa grande conquista. Capão Bonito do Sul está de parabéns, graças a Deus - disse.
PÉ DE VALSA
No CTG Nenê Lima, onde aconteceu o almoço festivo de inauguração da ERS 461, uma senhora da comunidade, desassombrada, convidou o governador em exercício Gabriel Souza para dançar uma música gaúcha que estava sendo executada. Gabriel Souza não se fez de rogado. Acabou encarando. Mostrou que é bom de dança. Arrancou aplausos dos presentes.
MAIS UMA ETAPA
Foram retomadas as obras de construção do ginásio de esportes do Alto Pedregal, proximidades à sede da Associação dos Motoristas. Mais uma etapa será realizada. Desta feita, serão investidos 600 mil reais. Foi o que informou a secretária municipal do Planejamento, Maiara Zaparolli.
UNIDADE DE SAÚDE
Deverá ter continuidade a obra de construção da Unidade de Saúde (UBS), do bairro São Sebastião, na área da antiga Cintea. Foi definida empresa vencedora da licitação. É de Lages, Santa Catarina. De acordo com a secretária do Planejamento, Maiara Zaparolli, em seguida sai a ordem de serviço.
AUTOR DA IDEIA
Vereador Viego Santos foi quem lançou a ideia do vale-alimentação para os conselheiros tutelares. Bancada de seu partido deu respaldo, assinando a indicação. Executivo Municipal acatou, elaborou projeto e encaminhou à Câmara de Vereadores. Matéria foi aprovada por unanimidade.
FECHA AS PORTAS
Supermercado Cotrijal está encerrando suas atividades em Lagoa Vermelha. Cerca de 20 funcionários ficam desempregados. Logo agora nas festas de final de ano. É duro. Uma das alegações para essa decisão drástica foi a queda de consumidores a partir do momento que o supermercado perdeu a área de estacionamento. Uma pena.
BALBÚRDIA
Foi no que virou a Estação Rodoviária de Lagoa Vermelha. Aliás, trata-se de um ponto de embarque. O local, por vezes, fechado sem qualquer comunicado ou orientação. Horário para Passo Fundo alterado, sem qualquer aviso prévio. Durante essa semana, um cidadão botou a boca no trombone. Manifestou desejo até em fazer um movimento para que seja cassada a concessão dos atuais detentores. Serviço deixa muito a desejar. Cobrou uma posição do município no sentido de fiscalizar e cobrar um serviço de melhor qualidade. Afinal, a comunidade está se sentindo prejudicada. Que tal a Câmara de Vereadores entrar em campo também.
E A CASA DA CULTURA?
Pessoal tem nos cobrado: “Ademar, e a Casa da Cultura de Lagoa Vermelha? Continua fechada? Há dois anos que está em obras! A gente sabe que passaria por uma revitalização, mas tanto tempo assim!!! Até quando vai essa revitalização? Não é muito tempo? Tem uma previsão para reabertura? Não se fala nada”.
Confesso que não tenho informações.
BELA INICIATIVA
Lions Clube de Lagoa Vermelha promoveu massa com galeto para arrecadar recursos para a Apae e Sammlave. Arrecadação foi de pouco mais de 4 mil reais para cada entidade. A entrega dos recursos aconteceu na assembleia de terça-feira com a presença do governador do Lions, Distrito LD 7, Sergio Baldasso.


Radar ON-LINE: