COLUNISTAS
15/08/2025
BR-470 EM LAGOA VERMELHA: COBRANÇA URGENTE POR SOLUÇÕES
No mês de fevereiro de 2025, a vereadora Paula Castilhos (PT) esteve reunida com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Na ocasião, segundo a parlamentar, entregou um relatório com diversas reivindicações, tendo como ponto central a necessidade urgente de reconstrução da BR-470. Em agendas posteriores, voltou a cobrar providências, reforçando que a situação da rodovia, especialmente no trecho urbano de Lagoa Vermelha, é insustentável. A parlamentar destacou que a pressão não se limita a uma iniciativa individual, mas também envolve outros vereadores que, ao longo dos anos, têm reiterado a demanda junto aos órgãos competentes.
PONTO CRÍTICO: TRECHO URBANO E RISCO À POPULAÇÃO
A maior preocupação recai sobre a conservação da BR-470, principalmente no segmento que se estende até o entroncamento com a BR-285. O ponto mais crítico, segundo relatos, está nas proximidades da empresa Nutriz, onde o pavimento apresenta desgaste acentuado, buracos constantes e ausência de manutenção adequada.
Além dos prejuízos materiais para motoristas, o estado da via representa risco real para pedestres e moradores do entorno, que convivem diariamente com tráfego intenso e condições inseguras.
VEREADORA DEFENDE UNIÃO DE ESFORÇOS
Em pronunciamento no plenário da Câmara, Paula Castilhos reforçou a gravidade do problema e sugeriu a formação de uma frente parlamentar suprapartidária para buscar soluções: “Concordo, é um assunto muito sério. Há meses alertamos sobre isso e todos os vereadores já foram procurados por moradores. Cada um fez o que pôde, mas acredito que, unidos, teremos mais força. Aquela situação é um risco para quem mora perto e para quem passa todos os dias. A gente já decorou onde estão os buracos, só quando aparece um novo é que nos surpreendemos. Estou disposta a ir a Passo Fundo, Porto Alegre ou onde for preciso para resolver”.
KRAMER ELEVA O TOM E COBRA AÇÃO IMEDIATA
O vereador Luiz Carlos Kramer (PP) também se manifestou na tribuna nesta semana, em tom de indignação. Ele classificou a situação como “inadmissível” e criticou a demora na tomada de providências por parte do DNIT: “Não podemos aceitar que uma rodovia federal, que corta Lagoa Vermelha e liga a nossa cidade a outros polos econômicos, esteja nesse estado deplorável. É buraco, remendo malfeito e ausência de sinalização. Não é de hoje que pedimos atenção, mas o que recebemos é apenas promessa. Enquanto isso, motoristas danificam veículos, o transporte de cargas é prejudicado e, pior, vidas estão em risco. O mínimo que esperamos é uma ação emergencial e um plano definitivo de recuperação do trecho”.
Kramer também defendeu que o Legislativo municipal mantenha pressão constante sobre o DNIT e o Governo Federal, argumentando que a mobilização precisa ser contínua, com visitas técnicas e acompanhamento das etapas de qualquer obra que venha a ser anunciada.
ARIOVALDO QUESTIONA RESPONSABILIDADE DO ESTADO
O vereador Ariovaldo Carlos da Silva (PDT) adotou um tom crítico e provocativo ao comparar as exigências feitas a motoristas com a realidade da BR-470. No local, ele gravou vídeo e publicou em uma de suas redes sociais: “Pessoal, nós estamos aqui na 470. O que acontece? Se você usar um pneu que a Polícia Rodoviária Federal diga que não está bom para uso, comprometendo a segurança no trânsito, como esse pneu aqui, você é multado e tem o carro guinchado. Mas olhem o estado dessa BR e me digam: será que isso também não gera insegurança para o motorista? Será que o nosso Estado não deveria ser multado também? Estamos numa campanha muito grande, através da Câmara de Vereadores, para arrumar esse trecho da 470. O trânsito é intenso: trabalhadores, caminhões pesados, todos expostos a uma rodovia insegura. Estamos fazendo várias ações para que o governo arrume esse pedaço que está simplesmente intransitável”.
PAVIMENTAÇÃO ENTRE CAPÃO BONITO DO SUL E NOVA PRATA: OBRA QUE NÃO SAI DO PAPEL
Outra demanda histórica relacionada à BR-470 diz respeito ao trecho entre Capão Bonito do Sul, passando pela comunidade de Barretos, até Nova Prata. A pavimentação dessa ligação é reivindicada há décadas pela região, especialmente por Lagoa Vermelha, por representar um importante acesso à capital do Estado e a municípios vizinhos. O que se observa, entretanto, é um aparente esquecimento da pauta por parte de agentes políticos. Não há, no momento, informações claras ou pronunciamentos de lideranças sobre o andamento do projeto ou previsão para a sua execução. A obra, que já figurou em inúmeras listas de reivindicações regionais, permanece como promessa não cumprida. Sua conclusão poderia reduzir distâncias, melhorar a logística e impulsionar o desenvolvimento local. No entanto, a falta de informações e de ações efetivas reforça a sensação de que o assunto só reaparece em períodos eleitorais, sem resultar em avanços concretos.
UM PROBLEMA LOCAL, UM DESAFIO NACIONAL
O caso da BR-470 em Lagoa Vermelha reflete um problema recorrente em diversas regiões do país: a morosidade na manutenção de rodovias federais e a dificuldade de diálogo efetivo entre municípios e órgãos de infraestrutura. Estradas em más condições comprometem não apenas a segurança, mas também a economia local, o escoamento da produção e a atração de investimentos. A pressão conjunta de lideranças políticas e comunitárias pode ser decisiva para transformar promessas em ações concretas. No entanto, sem planejamento de longo prazo e recursos garantidos, a recuperação da BR-470 corre o risco de continuar como um tema que reaparece a cada legislatura, sem solução definitiva.
MONARCAS DA CHULA: UM LEGADO CULTURAL PARA LAGOA VERMELHA
O vereador Clacir Bonatto (Podemos) dedicou boa parte de sua manifestação na tribuna da Câmara de Vereadores, nesta semana, para defender a criação do projeto “Monarcas da Chula”, que, segundo ele, será uma marca registrada de Lagoa Vermelha e um símbolo de fortalecimento da identidade cultural do município. A proposta visa instituir, de forma oficial e organizada, a representatividade dos chuleadores locais, garantindo que haja representantes escolhidos e renovados a cada dois anos. Bonatto lembrou que Lagoa Vermelha já ostenta o título de “Capital Nacional da Chula” e que a oficialização do projeto permitirá dar ainda mais visibilidade aos talentos da cidade, reconhecendo competidores que brilham em eventos como o Juvenart e o Fenart.
O parlamentar destacou também o papel do Festival da Dança da Chula, promovido pelo Grupo de Arte Nativa Lagoa Vermelha, que se soma a outras iniciativas que mantêm viva essa tradição gaúcha. Para ele, a implantação do projeto “Monarcas da Chula” será mais do que um gesto cultural: será a preservação de um patrimônio imaterial que diferencia Lagoa Vermelha no cenário estadual e nacional.
SAUDAÇÃO AOS ADVOGADOS
Bonatto também parabenizou todos os advogados pela passagem do seu dia, comemorado em 11 de agosto, reconhecendo a nobre missão desses profissionais e a relevância que têm no exercício da justiça e na defesa dos direitos da população. Ressaltou que, no dia a dia, o trabalho da advocacia contribui para o fortalecimento da cidadania e para o equilíbrio social.
ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DE BAIRROS
O vereador Clacir Bonatto prestou homenagem ao presidente Sadi Antunes de Souza e a toda a diretoria da União de Associações de Bairros (UAB) pela realização do jantar comemorativo aos 36 anos da entidade, ocorrido no último sábado. Bonatto esteve presente no evento e destacou a participação da comunidade, bem como a importância da obra que está sendo construída nas proximidades do Fórum, que em breve estará disponível para uso coletivo, fortalecendo a integração entre os bairros e oferecendo um novo espaço para atividades comunitárias.
HOMENAGEM A ARLINDO MELO
Outro momento de destaque foi o lançamento do Campeonato Municipal de Bochas, promovido pela UAB em parceria com a ABAMF, que terá como homenageado Arlindo Melo. Bonatto recordou a emoção do homenageado e de sua esposa, dona Maria, ao receberem a notícia. Para ele, trata-se de uma justa homenagem a uma liderança comunitária atuante, cuja trajetória de participação ativa e espírito colaborativo é reconhecida e admirada por todos.
DOAÇÃO DE SANGUE
Em sua manifestação, Bonatto também apresentou uma indicação ao Executivo Municipal para que seja discutida, junto ao Hemopasso, a possibilidade de ampliar o uso das doações de sangue realizadas em Lagoa Vermelha. Atualmente, apenas pacientes atendidos diretamente pelo Hemopasso são beneficiados. Muitos lagoenses internados em hospitais como o São Vicente e o Clínicas, em Passo Fundo, não têm acesso ao sangue coletado no município, o que obriga familiares e amigos a se deslocarem para doar na cidade vizinha. O vereador considera fundamental que se busque um acordo que permita que essas doações atendam também outras unidades hospitalares, ampliando o alcance e a eficácia dessa importante ação de solidariedade.