COLUNISTAS
13/06/2025
LAGOA FUTSAL EMPATA COM A URUGUAIANENSE
Toda vez que se fala deste confronto, é inegável que muito se repercute em função da distância entre as cidades de Lagoa Vermelha e Uruguaiana.
Apesar dos 650 km entre os municípios, este é um daqueles grandes jogos do futsal gaúcho, assim como SER Lagoense e SER Itaqui foram décadas atrás.
Facilmente lembramos de vários jogos emblemáticos entre as duas equipes, lá no Schimitão ou aqui no Adolfo Stella. Apesar de algumas derrotas marcarem bastante a memória dos torcedores - aliadas ao tradicional clima hostil no ginásio da fronteira - o Lagoa Futsal tem conquistado bons resultados contra o time da Uruguaianense.
Desta vez, deixou escapar uma vitória fora de casa. A partida terminou empatada em 3 a 3, resultado que já se repetiu outras vezes na história deste confronto. O time de Lagoa Vermelha dominou o placar durante boa parte do jogo e sempre esteve à frente no marcador, com o time de Uruguaiana correndo atrás do empate.
E foi em um momento de desatenção que o Lagoa acabou sofrendo o gol que selou o empate.
Apesar disso, um ponto fora de casa sempre é importante. Agora, é seguir batalhando para fazer o dever de casa e crescer na tabela de classificação do Gauchão de Futsal.
JOGO CONTRA O ATLÂNTICO SERÁ NA SEGUNDA-FEIRA
O próximo adversário será um páreo duro. O Lagoa Futsal vai receber, na próxima segunda-feira, dia 16, o Atlântico de Erechim. A equipe comandada pelo experiente e conhecido Paulinho Sananduva tem enfrentado uma verdadeira maratona de jogos, com várias competições. Além do Gauchão de Futsal, o Atlântico também disputa a Série A promovida pela Federação Gaúcha de Futsal, além de competições nacionais.
O adversário vem de um confronto difícil contra o Minas, fora de casa, pela Copa do Brasil de Futsal, que terminou com vitória do time mineiro. Já neste sábado, dia 14, o Atlântico enfrenta o Joinville, em Santa Catarina. Por isso, o jogo em Lagoa foi remanejado para a segunda-feira, dia 16, a partir das 20h, no ginásio Adolfo Stella.
Mesmo sendo uma data diferente para jogos de futsal, há a necessidade de adaptação das equipes do Gauchão para enfrentar clubes que disputam múltiplas competições. A presença de público pode ser uma preocupação, mas ainda assim a expectativa é de bom público nas arquibancadas.
Essa maratona do adversário pode ser um fator que beneficie o Lagoa Esporte Clube. Por vezes, o Atlântico tem lançado uma equipe mesclada, com utilização de atletas das categorias de base para suportar a sequência de partidas. Apesar disso, segue sendo o Atlântico.
PEDRINHO ESTÁ DE VOLTA
O Lagoa Futsal confirmou um importante reforço para a temporada de 2025. O ala Pedrinho, de 22 anos, está de volta à Lagoa Vermelha. Natural de Antônio Prado (RS), o atleta já havia defendido o Lagoa Esporte Clube em outras temporadas. Mais uma vez, o jogador retorna após período atuando fora do país. Entre os clubes que defendeu estão Al Nasr, Dibbah Al Hisn (ambos dos Emirados Árabes) e Qadsia (Kuwait), onde foi vice-campeão da Copa Indoor 2025.
O processo de documentação está sendo realizado com o máximo de brevidade para que ele já possa estar à disposição do técnico Picolé no próximo jogo.
IBIRA FUTSAL ESTREIA NA SÉRIE B COM VITÓRIA FORA DE CASA
O último sábado, dia 7, marcou a estreia do Ibira Futsal na Série B do Gauchão de Futsal 2025. Jogando no Complexo Esportivo da Univates, em Lajeado, o time do técnico Igor Coimbra começou com o pé direito, vencendo a Alaf, de virada, por 3 a 1. Foi um excelente jogo, em que o time de Ibiraiaras superou as ausências de atletas como Botinho, Júlio Émerson e Vitinho, lesionados, além das baixas de Alan Negão e Murilo, que deixaram a equipe. Mesmo assim, o grupo demonstrou força e coragem para sair de Lajeado com três pontos na bagagem.
Após sair atrás no placar, a equipe usou o goleiro-linha para virar o jogo e confirmar a vitória diante do time treinado por Fernando Castoldi, ex-técnico do Ibira. Os gols foram marcados por Keké, Rodrigo e Dieguinho.
Agora, a equipe jogará em casa neste sábado, dia 14, estreando diante de sua torcida contra o São José Futsal, de São José do Inhacorá. A partida está marcada para iniciar às 20h.
Com a excelente impressão deixada na Taça Farroupilha, o início da Série B não poderia ser melhor. A batalha agora é por mais três pontos em casa, para seguir firme na briga pela liderança do grupo, apontado como um dos mais equilibrados da competição.
JANTAR DAS CATEGORIAS DE BASE
Assim como o Lagoa Futsal, o time de Ibiraiaras desenvolve um projeto social que é o verdadeiro legado da equipe.
Oferecer atividade esportiva para crianças talvez seja a ação mais importante que qualquer agremiação possa fazer. Neste aspecto, o futsal dá de lavada no futebol de campo, e Ibiraiaras está entre os principais projetos sociais do estado.
Proporcionalmente à população da cidade, as categorias de base do Ibira Futsal são muito mais representativas do que as de muitos clubes da Série A. Se muito se fala das mais de 800 crianças no projeto do Lagoa Futsal, as cerca de 200 crianças que participam gratuitamente das atividades em Ibiraiaras são tão relevantes quanto o projeto lagoense.
Na próxima quarta-feira, dia 18, véspera de feriado, será promovido o Jantar das Categorias de Base do Ibira Futsal. Na oportunidade, ocorrerá a distribuição do fardamento para todas as crianças participantes. Esta será a 4ª edição do evento, que tradicionalmente lota o Salão Paroquial de Ibiraiaras - e neste ano não deve ser diferente.
São ações como essa que precisam ser valorizadas pela comunidade e, principalmente, pelas chamadas "forças vivas" do município, como o empresariado e, em especial, o Poder Público. Afinal, são as agremiações que atingem mobilizações que muitas prefeituras não conseguem replicar.