Autor: Davino Valdir Rodrigues Nepomuceno
Pesquisador - Maio 2006
Situação, Área e População
Lagoa Vermelha fica situada nos Campos de Cima da Serra, nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Possui atualmente 1.313,75 km2; conta, em 2006, com aproximadamente 30 mil habitantes e mais de 20 mil eleitores.
Formação do Município
A fundação da Colônia do Santíssimo Sacramento, ao lado do Rio da Prata, próxima a Buenos Aires, em 1680, contribuiu em muito para o surgimento do Rio Grande do Sul, com os atuais contornos e, posteriormente, no nordeste do Estado, Lagoa Vermelha e municípios dos Campos de Cima da Serra.
Em 1750, pelo tratado de Madri, Portugal e Espanha aceitam o princípio do Uti Possidetis, (posse útil). Cada país tinha direito sobre as terras ocupadas. A Colônia do Santíssimo Sacramento passa para Espanha e a região das Missões para Portugal.
Em 1807 é criada a Capitania de São Pedro de Rio Grande.
Em 1809, o Rio Grande é elevado a Capitania geral independente do Rio de Janeiro, possuindo quatro municípios: Santo Antônio da Patrulha, Porto Alegre, Rio Grande e Rio Pardo.
O tropeiro paulista João de Barros, em 1819, abriu o caminho de Vacaria a Cruz Alta, passando pelos campos de Passo Fundo (estes próximos a Lagoa Vermelha), seguindo pelo Mato Português, Campo do Meio e Mato Castelhano, possibilitando, desta forma, a vinda dos primeiros povoadores à região de Lagoa Vermelha, localidade esta fundada, oficialmente, pelo Capitão José Ferreira Bueno, natural de Curitiba, com a inauguração da Capela, São Paulo da Lagoa Vermelha em 1845. Após a abertura do caminho por João de Barros, em 1819, o Marquês do Alegrete, determinou a abertura de outra estrada, cabendo essa tarefa ao Conde de Palmas, que com sessenta homens, chefiados por Antônio da Rocha Loures, abriu o caminho que, partindo de Palmas, no Paraná, passava por Campos Novos, em Santa Catarina, atravessava o Passo do Pontão, entrando no Rio Grande do Sul, pelo atual município do Barracão, antigo território de Lagoa Vermelha.
O nome "Lagoa Vermelha" foi dado pelos tropeiros em virtude da existência de uma Lagoa de cor avermelhada existente na localidade.
Decorridas algumas décadas da primeira divisão territorial, em 1857, o Rio Grande do Sul passou a ter 26 municípios e, em 1900, já contava com 64.
Na primeira divisão em quatro municípios, os territórios de Lagoa Vermelha e Vacaria pertenciam a Santo Antônio da Patrulha.
Nos campos da Vacaria dos Pinhais, como era conhecida a região, que incluía Lagoa Vermelha, em 1702, teria ocorrido o início da povoação, com a fundação da cidade de Vacaria.