Lagoa Vermelha

Autor: Davino Valdir Rodrigues Nepomuceno

Pesquisador - Maio 2006

Situação, Área e População
Lagoa Vermelha fica situada nos Campos de Cima da Serra, nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Possui atualmente 1.313,75 km2; conta, em 2006, com aproximadamente 30 mil habitantes e mais de 20 mil eleitores.

Formação do Município

A fundação da Colônia do Santíssimo Sacramento, ao lado do Rio da Prata, próxima a Buenos Aires, em 1680, contribuiu em muito para o surgimento do Rio Grande do Sul, com os atuais contornos e, posteriormente, no nordeste do Estado, Lagoa Vermelha e municípios dos Campos de Cima da Serra. Em 1750, pelo tratado de Madri, Portugal e Espanha aceitam o princípio do Uti Possidetis, (posse útil). Cada país tinha direito sobre as terras ocupadas. A Colônia do Santíssimo Sacramento passa para Espanha e a região das Missões para Portugal. Em 1807 é criada a Capitania de São Pedro de Rio Grande. Em 1809, o Rio Grande é elevado a Capitania geral independente do Rio de Janeiro, possuindo quatro municípios: Santo Antônio da Patrulha, Porto Alegre, Rio Grande e Rio Pardo. O tropeiro paulista João de Barros, em 1819, abriu o caminho de Vacaria a Cruz Alta, passando pelos campos de Passo Fundo (estes próximos a Lagoa Vermelha), seguindo pelo Mato Português, Campo do Meio e Mato Castelhano, possibilitando, desta forma, a vinda dos primeiros povoadores à região de Lagoa Vermelha, localidade esta fundada, oficialmente, pelo Capitão José Ferreira Bueno, natural de Curitiba, com a inauguração da Capela, São Paulo da Lagoa Vermelha em 1845. Após a abertura do caminho por João de Barros, em 1819, o Marquês do Alegrete, determinou a abertura de outra estrada, cabendo essa tarefa ao Conde de Palmas, que com sessenta homens, chefiados por Antônio da Rocha Loures, abriu o caminho que, partindo de Palmas, no Paraná, passava por Campos Novos, em Santa Catarina, atravessava o Passo do Pontão, entrando no Rio Grande do Sul, pelo atual município do Barracão, antigo território de Lagoa Vermelha. O nome "Lagoa Vermelha" foi dado pelos tropeiros em virtude da existência de uma Lagoa de cor avermelhada existente na localidade. Decorridas algumas décadas da primeira divisão territorial, em 1857, o Rio Grande do Sul passou a ter 26 municípios e, em 1900, já contava com 64. Na primeira divisão em quatro municípios, os territórios de Lagoa Vermelha e Vacaria pertenciam a Santo Antônio da Patrulha. Nos campos da Vacaria dos Pinhais, como era conhecida a região, que incluía Lagoa Vermelha, em 1702, teria ocorrido o início da povoação, com a fundação da cidade de Vacaria.





Povoadores

Concorreram para a povoação de Lagoa Vermelha, além dos índios, os luso-brasileiros, oriundos da Província de São Paulo e de outras regiões, castelhanos e mais tarde, negros alemães, italianos e, em menor número, ingleses franceses, poloneses, árabes e pertencentes a outras nacionalidades.

Emancipações

Em 1850, emancipa-se de Santo Antônio da Patrulha o município de Vacaria e, em 16 de janeiro de 1857, a sede da Vila de Vacaria é transferida para Lagoa Vermelha. Em 26 de novembro de 1857, Vacaria e Lagoa Vermelha, por divergências políticas, voltam a pertencer a Santo Antônio da Patrulha. Em 12 de abril de 1876, foi criado o município de Lagoa Vermelha, abrangendo o de Vacaria. Em 1º de abril de 1878, criou-se definitivamente o município de Vacaria abrangendo Lagoa Vermelha. Finalmente, em 10 de maio de 1881, aconteceu à emancipação definitiva de Lagoa Vermelha.

Desmembramentos

Lagoa Vermelha, territorialmente era um grande município. Atualmente, o antigo território lagoense, compõe-se de 30 municípios, mais as áreas que foram cedidas para a formação de outras comunidades autônomas.

Economia

A economia lagoense está baseada na agropecuária, indústria de móveis, agroindústria e fruticultura. Desfruta de um razoável comércio e diversificação na prestação de serviços. A agricultura cresce continuamente tendo em vista que seus campos são favoráveis à lavoura mecanizada, produzindo, notadamente: soja, milho, trigo, feijão, aveia, cevada, batatinha e outras culturas agrícolas. Na atualidade, ano de 2006, no perímetro urbano, observa-se acentuado progresso, notadamente na construção civil. Prédios novos estão surgindo e assim, mudando a fisionomia da cidade.

Turismo e Educação

O Município possui um bom potencial turístico. Alguns produtos estão prontos e outros dependem de investimentos. Desfruta de uma ampla avenida central, bastante arborizada. Conta também com interessantes locais históricos, entre eles: a Lagoa que deu origem ao nome do município, a famosa "Biquinha" que teria sido benta por São João Maria. Realiza de dois em dois anos, o Rodeio Crioulo e a festa Nacional do Churrasco e da Comida Campeira.

Foram construídas modernas instalações para o Campus universitário onde são ministradas aulas aos alunos integrantes de oito cursos superiores, com possibilidade de ampliação. No mesmo local, ou seja, área do antigo Aeroporto Municipal - deverão ser construídos outros prédios, entre eles - o da nova sede do Fórum da Comarca de Lagoa Vermelha e o do Ministério Público, promotores de justiça.

A rede estadual e municipal de escolas do ensino básico é expressiva. Funcionam escolas razoavelmente equipadas, beneficiando desde o ensino infantil até o ensino fundamental e médio. Apesar desses avanços a educação no Brasil ainda tem muito a progredir.

Assim, Lagoa Vermelha possui importante estrutura, clima semelhante ao europeu, apresentando, no inverno temperaturas abaixo de zero, e um verão agradável, sendo um ótimo lugar para se viver e investir.