Mais de 122 milhões de brasileiros compareceram às urnas neste domingo para eleger prefeitos e vereadores. Na grande maioria das cidades, o pleito já foi decidido, mas 50 municípios terão segundo turno, incluindo 15 capitais.
As urnas eletrônicas também comprovaram mais uma vez a sua confiabilidade. Dos quase 480 mil equipamentos distribuídos em todo o país, menos de 1% precisou ser substituído. Os testes de integridade também foram positivos.
Neste ano, o índice de abstenção ficou em cerca de 21%, abaixo dos 23% registrados em 2020, mas em um patamar ainda alto, na opinião da presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármem Lúcia.
Menos de 2% do total de eleitores já apresentaram a justificativa de ausência.
Campanhas
Mas se a votação ocorreu sem percalços, as irregularidades durante as campanhas ainda preocupam. A presidente do TSE defendeu aperfeiçoamento constante das regras para combater as fake news.
A ministra também destacou que está foi a primeira eleição municipal com horário unificado em todo o país, o que não impactou a rapidez da divulgação dos resultados. Em apenas 10 minutos após o fechamento das urnas, a primeira cidade já tinha concluído a apuração: São Cristóvão do Sul, em Santa Catarina. E por volta das 21h, 98% das urnas de todo o país já estavam apuradas.
Outras Opiniões