Governador autoriza concurso para contratar 2.734 servidores para segurança pública

Ascom 04/02/2025

Card em fundo cinza, no qual está escrito Segurança Pública ao centro, logo abaixo de um ícone que representa um distintivo policial. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.



-





O governador Eduardo Leite autorizou, na tarde desta segunda-feira (3/2), a abertura de novos concursos para contratação de servidores das corporações vinculadas à Secretaria da Segurança Pública (SSP). Ao todo, serão disponibilizadas 2.734 vagas para Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto-Geral de Perícias. 



Leite ressaltou que os novos concursos reafirmam o compromisso do governo com a reposição do efetivo. “Com isso, garantimos que não haja defasagem nas forças de segurança. No nosso governo, possibilitamos a reposição todos os anos, e seguiremos assim para que o Rio Grande do Sul continue sendo um Estado que oferece segurança para quem vive, trabalha e empreende aqui, como foi em 2024, o ano mais seguro da história recente”, afirmou.



Vagas 




  • Brigada Militar

    1,2 mil vagas para soldado;

    30 vagas para oficial especialista em saúde

    120 vagas para aluno-oficial do Quadro de Oficiais do Estado Maior

     

  • Polícia Civil

    30 vagas para delegado

    360 vagas escrivão

    360 vagas para inspetor

     

  • Corpo de Bombeiros Militar

    400 vagas para soldado

     

  • Instituto-Geral de Perícias

    70 vagas para perito criminal

    54 vagas para perito médico-legista

    110 vagas para técnico em perícia



A publicação dos editais, com regramentos específicos para se concorrer às vagas de cada corporação, bem como as provas, vão ocorrer ainda em 2025.   



Os novos concursos dão continuidade à política de reposição programada de efetivos das forças de segurança, adotada desde o início do primeiro ciclo de governo de Leite, em 2019, com chamamentos contínuos de novos servidores.  



Texto: Thamíris Mondin/Secom

Edição: Rodrigo Toledo França/Secom




Fonte: Palácio PIRATINI

Outras Opiniões